O presídio estadual de Caicó, o Pereirão, foi palco de uma tentativa de fuga esta semana. Sete presos cavaram um túnel de 8 metros extensão e cerca de 1,5m de profundidade, mas a polícia conseguiu evitar saída inesperada. O Ministério Público Estadual aponta a completa falta de infraestrutura como o principal facilitador para o movimento dos presos.

O Promotor de Justiça da Comarca de Caicó, Geraldo Rufino, reclama da ausência de manutenção do presídio há mais de 10 anos, época em que foi construído. “Tem fiação exposta, bastante ‘cambiaras ‘, e isso pode causar um acidente de grandes proporções”, ressalta.

Segundo Geraldo Rufino, que já moveu uma ação pedindo providências para solucionar a situação do Pereirão, há um mês, os 300 presos da penitenciária fizeram um motim por falta de água e comida. Não há assistência médica. Os médicos do Programa de Saúde da Família (PSF) que prestam assistência aos moradores do bairro, onde fica o presídio, é que auxiliam na manutenção da saúde dos presidiários.

“Os problemas vão se acumulando”, resumiu o promotor sobre o abandono do local. O diretor do Pereirão, Major Marcos Moreira, reafirma as palavras do representante do Ministério Público e alega que já enviou vários ofícios à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) solicitando a resolução dos problemas, entretanto nunca obteve resposta.

Foto: Suerda Medeiros