Uma delegação composta por cinco representantes da Alemanha visitaram na manhã desta segunda-feira (12) as obras de construção do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O grupo conta com três empresários, um membro da Assembléia Legislativa e uma integrante do Ministério da Economia, Transporte, Agricultura e Viticultura da Renânia Platinado, considerado o maior produtor de vinho do país. O prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, foi representado pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Hélio Duarte.
A vinda dos alemães ao Rio Grande do Norte é resultado de uma missão potiguar, organizada pelo Governo do Estado, que esteve em Frankfurt e Londres no ano passado para divulgar nossas as potencialidades. A visita técnica ao canteiro de obras do aeroporto de São Gonçalo foi o primeiro compromisso oficial da delegação da Alemanha no RN.
No local, o grupo acompanhou a apresentação do projeto do terminal de cargas e passageiros feita pelo Gerente Geral da Infraero, Ibernon Gomes. De acordo com Ibernon o prazo para a conclusão da pavimentação das pistas e do pátio, é dezembro desse ano. Paralelo a este trabalho estão sendo executadas a drenagem e a instalação dos equipamentos de navegação.
A delegação quis saber detalhes do funcionamento do aeroporto. Quando estiver com o primeiro módulo em funcionamento, com a capacidade para 5 milhões de passageiros, o terminal irá consumir  1,5 milhão de litros de água por dia e produzir um volume de 28,56 litros de  efluentes por segundo.
Os alemães também acompanharam as explanações sobre as oportunidades que o Rio Grande do Norte oferece como a auto-suficiência em gás, a proximidade de 3 km do terminal com uma linha de gás natural, a produção do combustível de aviação, a distância de apenas 30 km do aeroporto em relação ao porto de Natal, o potencial para produção de energia eólica dentro do aeroporto, a proximidade com a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a exuberância do litoral potiguar.
Ao final, a delegação da Alemanha agradeceu a apresentação do projeto e conferiu de perto o trabalho de construção das pistas. “Viemos aqui exatamente para conhecer esse projeto. Na Europa já estão prestando atenção no que está acontecendo aqui na região de Natal”, disse Joachim Merthes – presidente da Assembléia Legislativa da Renânia Platinado. Já a representante do Ministério da Economia, Cláudia Brillmann, declarou: “gostaria de ver futuramente vôos do aeroporto da nossa região direto para Natal”.  
Fotos:Isaías Carlos