Estandes oferecem ações de cidadania e informações importantes de programas como o Bolsa Família.
Sábado (13) é dia do programa Governo nas Cidades. Das 8h às 17h, a população do conjunto Soledade II, Zona Norte de Natal, vai vivenciar ações de cidadania, em todos os estandes instalados na Avenida Pico do Cabugi. O evento vai contar com a presença da governadora Wilma de Faria e de todo seu secretariado, com a parceria da Federação da Indústria do RN (Fiern) e do Sesi.
A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas) é um dos órgãos presentes, com estandes para orientar e prestar serviços à comunidade. Um dos serviços oferecidos pela Sethas será a orientação de como a população pode se inscrever e participar do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Programa Bolsa Família. Em outro estante, os técnicos que compõem o serviço de Segurança Alimentar, irão ministrar mini-cursos da Cozinha Brasil, realizado pelo Sesi e palestras educativas sobre manipulação de alimentos.
A comunidade terá acesso também ao estande do Programa Estadual de Artesanato (Proart), realizando o cadastramento de artesãos, além de expor produtos e oferecer oficinas de bordado, pintura e cerâmica. Para o coordenador do Setor de Artesanato, Marcílio de Souza, “essa é uma oportunidade para o artesão demonstrar e comercializar os seus produtos”.
O objetivo principal do programa Governo nas Cidades é a interiorização das ações governamentais. Para o coordenador da Assistência Técnica da Sethas, Galdino de Souza, esse evento é importante porque aproxima a população e leva prestação de serviços à comunidade. “Estamos muito motivados porque o encontro com a população é muito importante no sentido de socializar essas informações e escutar suas demandas, porque o foco da política estadual de assistência social é combater a pobreza, a exclusão, a desigualdade social”, complementa.
Governo nas Cidades
 O Governo nas Cidades é um programa de planejamento que se propõe a atender as demandas emergenciais da sociedade. Tem por objetivo promover uma efetiva aproximação entre governo, os municípios e o cidadão, além de programar um processo de planejamento participativo e realizar ações de cidadania.