Prefeitos de diversos municípios e regiões do Estado já confirmam presença em Brasília quando a Confederação Nacional dos Municípios, conjuntamente com as Federações Estaduais, promovem mobilização junto ao Congresso Nacional. Nesta terça-feira (9), a CNM reúne presidentes de todas as federações estaduais e na quarta-feira, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, promove encontro de prefeitos de todo o País para discutir as perspectivas dos municípios para 2010.
O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), prefeito Benes Leocádio, viajou nesta segunda-feira a Brasília para participar dos eventos. E aproveitou para reafirmar a importância da participação dos prefeitos do Estado na mobilização nacional.
“Nós prefeitos devemos estar cada vez mais conscientes da importância da participação nas nossas entidades visando o fortalecimento da luta municipalista”, afirmou o presidente da FEMURN. “As recentes conquistas dos municípios, como a compensação das perdas do FPM, no plano nacional, e a redistribuição do ICMS no Estado, mostram que somente com a mobilização é possível avançar”.
Lembrando o sucesso da participação dos prefeitos na primeira assembléia de 2010, realizada no último dia 2, na capital, Benes afirma estar convencido de que haverá grande mobilização em 2010. “Nestes próximos dias em Brasília estaremos discutindo e exigindo do Congresso a votação da Emenda Constitucional que trata do financiamento da Saúde, além da proposta de redistribuição dos royalties nos moldes do FPM”, completou Benes Leocádio.
Dia Nacional de Luta
Além de discutir e acompanhar temas de interesse vital para os municípios, os prefeitos presentes a Brasília vão receber orientação da CNM quanto ao Dia Nacional de Luta em Defesa dos Municípios, marcado para o próximo dia 19. A FEMURN e as associações microrregionais de municípios discutirão, com os prefeitos, as diferentes formas de mobilização a serem realizadas nos municípios potiguares.