No último dia 05 de março, ocasião das festividades em torno do aniversário da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado (DEM), o senador Garibaldi Filho (PMDB) sondou o vereador Daniel Gomes (PMDB) sobre a eventualidade de uma candidatura a deputação federal.

A sondagem do líder peemedebista foi feita na presença dos senadores José Agripino e Rosalba Ciarline (DEM) e teve como testemunhas vários vereadores mossoroenses. Na opinião de Garibaldi Filho, a aliança anunciada do PMDB com o PR poderá eleger três deputados federais (Henrique Alves (PMDB), João Maia (PR) e um terceiro nome ligado ao PMDB).

O nome mais indicado seria Daniel Gomes, em virtude de sua estreita ligação com o partido, tendo sido eleito para três mandatos pela legenda, e o aporte de votos da comunidade evangélica – que não abraça nenhum candidato que não seja ligado a sua membresia. Segundo Garibaldi Filho na hipótese de um fracasso da postulação o vereador mossoroense teria “uma rede armada” que seria o seu mandato de vereador em Mossoró.

Após receber o incentivo o vereador Daniel Gomes passou a conversar com os seus amigos e com as lideranças evangélicas que sinalizam com apoio ao novo projeto. O deputado Antonio Jácome (PMN), pastor da Assembléia de Deus, denominação freqüentada por Daniel Gomes, que já incentivava a postulação do vereador mossoroense, tem dado sinal verde ao convite recebido pelo edil mossoroense. O deputado do PMN Tem confidenciado aos amigos de que “não fechará as portas a uma parceria” com o mesmo, julgando que pra sua candidatura à reeleição é por demais salutar atrelar-se a um nome que tenha fácil penetração no eleitorado evangélico da segunda maior cidade do Estado e na região Oeste.

A maior dificuldade de Daniel Gomes está na posição assumida pelo pastor Martim Alves, líder da Assembléia de Deus em Mossoró, de apoio ao vereador natalense Adenúbio Melo (PSB), que comprou uma grande área de terra na cidade de Mossoró e fez doação a Igreja. A área adquirida por Adenúbio Melo faz limite com a área onde está construído o maior auditória do Estado, que vem a ser a Catedral da Assembléia de Deus em Mossoró.

Mesmo assim Daniel Gomes tem insistido em conversar com lideranças evangélicas dos mais diversos municípios do Estado, não se limitando a Região Oeste. Nas conversas com estas lideranças tem ouvido queixas e irritação com o modo como os políticos evangélicos tem se postado. “Eles só procuram os pastores e esquecem de quem tem voto nas cidades” dizem sem pedir segredo e ainda acrescentam que “apesar de sermos chamados de ovelhas (numa alusão ao chamado rebanho evangélico) não votamos no cabresto”.