O plenário da Câmara dos Deputados aprovou o projeto do deputado João Maia que permite a capitalização da Petrobrás, uma das propostas do pré-sal. Pelo projeto, a União cederá uma área para exploração de até 5 bilhões de barris de petróleo e se compromete a capitalizar a Petrobrás no valor equivalente ao da cessão. Essa operação de capitalização deverá ser uma das maiores do mundo.
 
A votação desta terça-feira (02) foi simbólica, sem o registro no painel eletrônico e não houve obstrução, fato inédito entre os projetos do pré-sal. Apenas o DEM e o PSDB votaram contra.
O deputado João Maia apresentou parecer favorável a duas das 15 emendas apresentadas em plenário.
O governo considera que o deputado João Maia aprimorou a proposta original para a capitalização da Petrobrás. O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza agradeceu, em nome do governo, “o brilhante trabalho realizado com argúcia pelo deputado João Maia”.
Além dos elogios de Vaccarezza, o deputado João Maia ouviu discursos de louvor do deputado Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara, do deputado Ivan Valente, líder do PSol, e do deputado Miro Teixeira, do PDT do Rio de Janeiro “As palavras desses grandes nomes da política brasileira me honram e me emocionam porque são a melhor expressão de reconhecimento pelo trabalho realizado por mim em favor do Brasil”.
Nesta quarta-feira (03), o plenário da Câmara dos Deputados votará as emendas e os destaques ao texto de João Maia.