Mesmo havendo leite suficiente para suprir os casos de grande necessidade, mas não totalmente a demanda interna, o Banco de Leite Humano do Hospital Santa Catarina necessita de mais doações.

A enfermeira Edna Macedo, responsável pelo Banco de Leite do Hospital Santa Catarina, informou que no período de férias geralmente o numero de doações cai. Mesmo havendo grande necessidade de leite para suprir a demanda interna e externa, Edna Macedo informa que desde 2006 não tem faltado leite no Hospital Santa Catarina para os casos de mais necessidade, graças à implementação posta em prática pela equipe do Banco de Leite do Santa Catarina, de criar uma espécie de “poupança” de leite materno. Iniciativa que visa suprir justamente os períodos de mais escassez.

Edna Macedo ressalta que, “é importante que a população saiba que o leite materno não representa apenas um alimento para as crianças, mas sim é fundamental para a saúde delas nos seis primeiros meses de vida, por ser um alimento completo que fornece componentes para hidratação, além de servir como proteção contra infecções comuns da infância”. Ainda segundo a enfermeira, a maioria das mulheres que doam seu leite materno são oriundas das camadas mais pobres da população, mas essas não são nem de longe as que mais têm procurado o Banco de Leite para receber as doações.  

Todos os dias, o Programa Amigo do Peito, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza uma ronda para coleta de leite materno na casa de doadoras por meio da visita de um bombeiro e de uma auxiliar de enfermagem. Por dia são realizadas cerca de 10 a 13 doações. E nesse trabalho as rádios comunitárias da Zona Norte têm sido uma grande parceira do hospital. No sentido de que elas dão amplitude ao convite do Banco de Leite para um grande número de mães doadoras em potencial e que residem próximas ao hospital. 

Qualquer mãe que esteja amamentando pode doar leite materno, desde que atenda a alguns pré-requisitos tais como: estar saudável, apresentar excesso de leite, não usar medicamentos que impeçam a doação, não pode ter recebido transfusão de sangue nos últimos 5 anos antes da doação, não ser usuária de drogas, portadora de HIV ou outras doenças sexualmente transmissíveis. As mães interessadas podem ligar gratuitamente para o número 0800-2817878 e agendar as visitas de recolhimento.  

O Rio Grande do Norte conta com cinco bancos de leite humanos, localizados na Maternidade Escola Januário Cicco, Hospital Santa Catarina, Hospital da Polícia, banco de leite de Mossoró e banco de leite de Caicó. Além de postos de coleta nos hospitais Ana Bezerra, em Santa Cruz Almeida Castro, em Mossoró e na unidade de saúde de Felipe Camarão, em Natal.