A Secretaria Estadual de Saúde Pública divulga novo boletim registrando redução de 91% de casas de dengue no ano de 2009 no Rio Grande do Norte. O Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap divulgou nesta terça-feira (26) o último boletim epidemiológico de 2009 que faz também um comparativo entre o número de casos de 2008 e 2009, mostrando queda significativa na quantidade de casos.

Os números da dengue no Estado passaram de 43.668 notificações em 2008 para 3.856 em 2009 – significando uma redução de 91%.  Desses casos notificados no ano passado, 3.780 foram de dengue clássica e 76 de febre hemorrágica da dengue (FHD). Foram ainda confirmados, em 2009, quatro óbitos, dos 23 suspeitos.
 
Os procedimentos básicos de controle da propagação do foco são os seguintes: não deixar água parada, cuidados no armazenamento do lixo e nas calhas, terrenos baldios, pneus e construções. A coordenadora do programa, Kristiane Fialho, destacou que a população deve agir em parceria com os órgãos públicos no combate ao vetor.

Mesmo com a redução no número de casos, a Secretaria de Saúde Pública recomenda que a população permaneça mantendo os cuidados para evitar um novo surto da doença. Para a coordenadora do programa, apesar da queda considerável no número de casos de dengue, é preciso que a população não deixe de se preocupar em tomar os cuidados necessários para evitar novo surto. “O Estado dá o apoio técnico, distribuindo os insumos que chegam do Ministério da Saúde e realizando capacitações. Cabe aos agentes municipais orientarem a população e realizarem o combate inloco.

No ano de 2010, o Programa Estadual de Controle da Dengue fará a capacitação de enfermeiros sobre o manejo clínico da dengue e da FHD; a descentralização do diagnóstico sorológico; e a capacitação dos agentes de saúde que atuarão no carro fumacê.

CASOS DA DENGUE POR REGIÃO EM 2009:

Grande Natal: 1.981
I Ursap – São José de Mipibu: 108
II Ursap – Mossoró: 590
III Ursap – João Câmara: 315
IV Ursap – Caicó: 323
V Ursap – Santa Cruz: 404
VI Ursap – Pau dos Ferros: 143