A Secretaria de Saúde (Sesap) vai implantar leitos de psiquiatria em 13 hospitais da rede estadual de saúde no ano de 2010. O investimento será de mais de R$ 3 milhões. A licitação será aberta assim que houver a definição do orçamento.
O número de leitos psiquiátricos de cada hospital será correspondente a 10% de seu total. Os hospitais Santa Catarina e Tarcísio Maia, por exemplo, terão 12 novos leitos psiquiátricos.

Com esses leitos, a assistência aos portadores de transtornos mentais que precisam de internação será facilitada, diminuindo o deslocamento da população para os centros de referência de Natal e Mossoró. Ao todo, os hospitais estaduais do Rio Grande do Norte terão cerca de 400 leitos de psiquiatria.
Os novos leitos irão desafogar o hospital João Machado, referência no tratamento psiquiátrico, que poderá se dedicar ao atendimento de casos mais graves na área psiquiátrica. “A implantação de novos leitos, assim como a ampliação do CAPS no Estado, garantirá a assistência ao paciente no seu próprio município de origem”, acrescenta Liege Uchoa, chefe do grupo auxiliar de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde.

HOSPITAIS - Os hospitais que irão receber os novos leitos psiquiátricos são: Maria Alice Fernandes (pediátrico), Deoclécio Marques, Nelson Inácio dos Santos, Regional de Currais Novos, Regional Alfredo Mesquita, Regional Tarcísio Maia, Regional de Canguaretama, Regional Monsenhor Antônio Barros, Cleodon Carlos de Andrade, Regional de João Câmara, Regional do Seridó, José Pedro Bezerra e Regional Hélio Moraes Marinho.