A governadora Wilma de Faria inaugura nesta quarta-feira (20), às10h, em Alto do Rodrigues, a lado do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, o Vaporduto da região do Vale do Açu. O Vaporduto é o maior do mundo, tem aproximadamente 30 quilômetros de extensão, e é também o primeiro a operar com vapor superaquecido.
 
Em sua primeira etapa, o Vaporduto (projeto de injeção contínua de vapor) injetará 610 toneladas de vapor por hora nos campos de produção de Estreito e Alto do Rodrigues. O vapor gerado pela Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira, a Termoaçu, será inicialmente distribuído através de uma rede de dutos para 42 poços de petróleo localizados no campo de Estreito.
 
O projeto do Vaporduto, quando inteiramente concluído, irá aumentar a produção de petróleo do Vale do Açu em 18 mil barris por dia. Esse aumento representará mais geração de empregos, maior arrecadação de impostos, mais royalties, e desenvolvimento econômico para o Estado e região.
 
A Petrobrás investiu no Vaporduto do Vale do Açu mais de 200 milhões de dólares. O duto de vapor é um dos quatro grandes projetos da Petrobrás visando elevar a produção diária de 75 mil barris de óleo para 115 mil até o ano de 2011 nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará.
 
A Termoaçu foi imprescindível para a operação do Vaporduto no RN. No início da sua primeira gestão, ao encontrar a obra da Termo parada, a governadora Wilma de Faria intercedeu junto ao governo federal para que o empreendimento tivesse continuidade. A obra se concretizou, representando um investimento de R$ 735 milhões da Petrobras e do grupo Iberdrola, tendo sido inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2008.