Você tem certeza que vai para o Carnatal?
Essa é a pergunta que muitos pais estão fazendo para seus filhos.



Se você está pensando em “curtir” a folia do Carnatal, PENSE MESMO várias vezes antes de tomar a decisão de comprar seu Abadá.


O problema é que a Saúde está em primeiro lugar e a saúde coletiva também.

Durante o período da folia são várias situações que podem colocar em xeque a saúde do individuo.

Entre essas situações estão a aquisição de doenças infecto-contagiosas.

Segundo o infectologista Juarez Dias da Coordenação Estadual de Emergências de Saúde Pública (Cevest), citado no site aTarde, a população deve tomar algumas precauções e medidas de prevenção para que, nessa festa não hajam surtos. Ele lembra de um incidente em Porto Seguro que várias pessoas adoeceram com Gripe.

Mas a Gripe comum é a menos grave entre as doenças das aglomerações. Segundo Dias, os órgãos públicos não conseguem prever todas as doenças que podem acometer a população e faz um alerta: o ideal é que a população “evite essas aglomerações e opte por espaços ventilados e mantenham hábitos de higiene como sempre lavar as mãos, conhecer quem vai beijar, evitar dividir copos, talheres latinhas de refrigerante e cerveja.”

O Infectologista ainda explica que a transmissão de doenças como “herpes, hepatite A, meningites, gripes, resfriados, conjutivite e micoses ocorre através do ar e do contato oral e ressalta aquelas cuja transmissão se dá pelos alimentos, como a leptospirose e as doenças diarreicas. Nessas festas é comum o consumo de alimentos inadequados e que não têm bom armazenamento”, acrescenta. “

Como as festas do estilo Carnatal não têm estrutura para evitar epidemia, então é necessária a conscientização da população para que REDOBREM os cuidados e se possível pense duas vezes antes de ir para uma festa como essa numa época onde a gripe A ainda não está controlada.

O Secretário Estadual de Saúde, George Antunes, preocupado com a quantidade de casos da Gripe A (Vírus H1n1) no estado, fez vários alertas e colocou até seu cargo em risco para mostrar que o caso da saúde coletiva é sério e toda falta de cuidado pode representar vários riscos para a População.

Essa atitude louvável do Secretário George levantou muitas críticas dos que consideram o evento como uma fonte de rendimentos que, acredito, não são fundamentadas, pois, mais importante do que Crescimento Econômico e Festa é você está bem e VIVO.


A gripe Suína que é a principal vilã nesse período e preocupa a população pois está rapidamente disseminando no nosso estado e tem causado várias mortes. Até agora os números são algo em torno de 74 casos com 9 mortes só aqui no RN.

O que preocupa, também, é que a faixa etária das mortes por gripe suína é semelhante ao perfil maior de pessoas que freqüentam o Carnatal que é de 17 a 30 anos, pois segundo alguns especialistas indivíduos com faixa etária acima de 40 anos possuem mais resistência ao vírus.

Para você que está querendo saber informações sobre a Gripe Suína, o Ministério da Saúde disponibiliza o Disque Saúde pelo número 0800-61-1997.

Um dos hospitais que também tem informações e estão aptos a tratar casos de Gripe Suína é o Hospital Gizelda Trigueiro e o São Lucas – Natal.

As últimas notícias dão conta de que os filhos do Secretário George Antunes não irão para o Carnatal como uma atitude de cuidado para a Saúde dos mesmos.

Por essas e outras é que...

Todo cuidado é pouco durante esse período.
Todo Cuidado é Pouco para os passageiros de Transporte Coletivo que podem ser infectados,
Todo cuidado é pouco para as famílias que liberam os filhos para o Carnatal,
Todo cuidado é pouco para os desavisados em relação a aglomerações.
Todo cuidado é pouco enfim, para ir ao Carnatal 2009. 

Fica o alerta.