Combater a criminalidade e reduzir os índices de violência, esse é o objetivo de uma parceria efetivada entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. Do acordo entre os dois poderes resultaram ações que vão garantir um reforço na segurança pública do município.

Nesta quarta-feira (02) o prefeito Jaime Calado recebeu a governadora Wilma de Faria e o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Agripino Oliveira e durante uma solenidade entregou o prédio do pelotão de polícia totalmente reformado com recursos do município. As novas instalações vão abrigar a 2ª Companhia da Polícia Militar de São Gonçalo do Amarante.

A prefeitura ainda fez a doação de seis motocicletas equipadas para o policiamento ostensivo das comunidades. Os investimentos na reestruturação física, ampliação do prédio, mobiliário e as motos custaram aos cofres públicos municipais R$ 105 mil.

"Todo esse investimento da prefeitura reflete a preocupação que temos com a violência presente em São Gonçalo. Fico feliz em poder contribuir e ouvir da cúpula da defesa social do Estado que somos o município que mais contribui para a segurança pública", enfatizou o prefeito Jaime Calado.

A governadora Wilma de Faria ainda inaugurou o novo prédio do pelotão da Polícia Rodoviária Estadual, entregou oito motocicletas, duas viaturas do tipo parati, uma caminhonete S-10 para o Grupo Tático de Operações - GTO, mais duas viaturas para o CPRE e armamento de última geração (pistolas e fuzis). O efetivo da Polícia Militar também será ampliado e vai passar de 40 para 90 homens.

"O povo de São Gonçalo do Amarante merece o respeito do nosso governo. Eu quero dizer que o prefeito Jaime Calado é um grande parceiro e mesmo num ano de crise, que afetou todas as prefeituras, conseguiu fazer trabalho respeitável", elogiou Wilma.

Ainda na área de segurança São Gonçalo do Amarante saiu na frente ao se tornar o primeiro município do Rio Grande do Norte a criar o Grupo de Gestão Integrada – GGI, uma espécie de conselho que vai discutir e orientar as ações de prevenção e combate a violência.

"A criação desse grupo é uma determinação do governo federal. Aceleramos a formação do GGI para garantir o recebimento de recursos que vão ser empregados nas políticas públicas de combate a criminalidade", explicou o secretário municipal de Defesa Social, Daniel Cabral.

Fotos: Isaías Carlos