O Rio Grande do Norte vai receber em março do próximo ano o Laboratório de Mapas Eólicos e Solares, que será implantado pela Petrobras no Centro de Tecnologia do Gás. A notícia foi dada hoje (15) à governadora Wilma de Faria pela diretoria da empresa, durante reunião na sede da Petrobras no Rio de Janeiro.
 
O novo laboratório tem como objetivo principal dá suporte técnico a Estados e investidores brasileiros na elaboração do mapeamento do potencial de produção de energia solar e eólica das regiões do País.
 
Em 2012, o Rio Grande do Norte terá capacidade de gerar o dobro de energia elétrica que consome. Só as unsinas de enegia eólica já instaladas ou projetadas para os próximos três anos vai conseguir gerar mais que o cnsumo do Estado, uma situação inusitada no Brasil.  
 
Esse potencial de produção foi confirmado esta semana após a realização do primeiro leilão exclusivo de energia eólica. O Rio Grande do Norte conseguiu 23 projetos vencedores, de um total de 71 aprovados. 
 
Em 2003, a capacidade instalada para a geração de energia no Rio Grande do Norte era zero. Em 2010, o Estado alcançará a auto-suficiência em capacidade de geração energética, representada pela conclusão da Usina Termoelétrica do Vale do Açu (Termoaçu), em agosto de 2008, e das usinas termoelétricas (UTEs) Potiguar 1 e 3, em Macaíba, neste ano.
 
 
A reunião de hoje contou com a presença da Governadora, do presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli, dos diretores de Gás e Energia (Graça Foster) e de Produção e Exploração (Guilherme Estrela), do secretário de Energia (Jean-Paul Prates) e do Idema (Marco Aurélio) e teve como objetivo a discussão de investimentos futuros da empresa no Estado.
 
GÁS - A produção de gás e a utilização desse produto no Estado foi o ponto principal do encontro. Em especial o aperfeiçoamento do Progás, programa que subsidia gás natural para empresas no Rio Grande do Norte. Ficou definido que técnicos do Estado e da Petrobras ? ainda esta semana ? terão uma nova reunião para discutir propostas para aperfeiçoar o programa, que hoje já atende a 18 empresas no Estado.
 
BRASÍLIA - A governadora Wilma de Faria cumpre agenda administrativa nesta quarta-feira (16) em Brasília. Wilma terá audiências com os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha da Educação, Fernando Haddad do Turismo, Luiz Barreto, e da Justiça, Tarso Genro.
 
Acompanham a governadora nas audiências, os deputados federais Henrique Alves, João Maia, Fátima Bezerra e Sandra Rosado, os secretários Segundo de Paula (Desenvolvimento Econômico), Jean-Paul Prates (Energia), Fernando Fernandes (Turismo), Agripino Neto (Segurança), Leonardo Arruda (Justiça e Cidadania), Rubens Lemos Filho (Comunicação Social), Nélson Freire (presidente da Potigás), Marco Aurélio Martins (diretor do Idema) e o reitor da Universidade Federal do Semi-árido, Josivan Barbosa. 

Agenda da governadora em Brasília
 
Data: Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
 
9h - Alexandre Padilha - ministro de Relações Institucionais
 
11h - Luiz Barreto - ministro do Turismo
 
14h - Fernando Haddad - ministro da Educação
 
18h - Tarso Genro - ministro da Educação