A governadora Wilma de Faria esteve hoje à tarde (17) com a diretoria do BNDES para oficializar o projeto de financiamento de R$ 11 milhões que serão utilizados nos próximos dois anos para modernizar a gestão estadual e capacitar os servidores públicos.


A expectativa é que o financiamento seja assinado em aproximadamente três meses. O projeto está dividido em duas etapas: Qualidade dos Gastos e Melhoria do Ambiente de Negócios.

“Não há como ter eficiência nos projetos e ações que desenvolvemos em prol da população, se a máquina administrativa não se modernizar e os funcionários não passarem por reciclagem. Esse projeto vem se somar com os investimentos que já realizamos na área de modernização e capacitação de pessoal”, explicou a governadora Wilma de Faria, que foi ao BNDES acompanhada do secretário de Administração, Paulo César Medeiros.

Os recursos do financiamento irão se somar aos investimentos já realizados pelo Governo do Estado na área de modernização da máquina administrativa e capacitação de servidores.

Destaque desses investimentos fica por cota da Escola de Governo implantada pela governadora Wilma de Faria em 2007. O objetivo é promover cursos, congressos, oficinas, treinamento de curta, média ou longa duração aos 69 mil servidores ativos do Poder Executivo. Pela primeira vez, os cursos chegaram ao interior do Estado, beneficiando servidores de todas as regiões do Rio Grande do Norte.

A meta até 2010 é oferecer capacidade de atender a todos os 69 mil servidores da ativa do Executivo com cursos de qualificação de pelo menos 20 horas/aula.

Os cursos oferecidos vão desde cursos rápidos para determinadas áreas de conhecimento até cursos de graduação e pós-graduação.

O Governo do Estado já investiu quase R$ 7 milhões com capacitação de servidores só em 2008 e 2009.