O projeto Som da Mata, de música de boa qualidade, faz apresentação especial de aniversário neste domingo (22) para comemorar mais de três décadas de existência do Parque das Dunas, segunda maior reserva florestal do país. O Parque Estadual Dunas de Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, nome oficial da reserva, comemora neste domingo, 32 anos de criação. Para marcar a data, o Governo do Estado, por meio do Idema e da administração do Parque, organizaram uma programação de atrações que começa no sábado e encerra domingo, com a apresentação do Som da Mata.
O Parque das Dunas foi a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no Estado do Rio Grande do Norte. Possui 1.172 hectares de mata nativa, sendo parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira e exerce uma grande importância para a qualidade do ar e de vida da população da cidade de Natal. É o segundo maior parque urbano do Brasil, só perdendo para a Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Na atual gestão da governadora Wilma de Faria, houve um investimento de cerca de R$ 1 milhão em melhorias de infraestrutura do local, recuperação dos brinquedos e intensa programação de educação ambiental e cultural, que aumentou sensivelmente a visitação no Parque e as opções de lazer da cidade. “Precisamos conhecer para poder preservar. Por isso, sempre estamos promovendo ações que atraiam nossa população e os turistas para o Parque. Ao conhecer a área temos a visão de quão importante é preservá-la”, afirmou Alexandre Gusmão, administrador do Parque. A área de uso público do Parque das Dunas – Bosque dos Namorados – recebe, em média, 9.000 visitantes por mês e além desses visitantes, na maioria crianças e adolescentes.
Café da manhã – A programação do aniversário tem início no sábado às 7h30, com um café da manhã reunindo freqüentadores do Parque em geral. Em seguida, serão abertos o Ecocine e os Espaços Criança e Vida Saudável com mini circuito de atividades físicas, com: ginástica, yoga, e relaxamento. Ainda pela manhã, no anfiteatro Pau-Brasil, será apresentada a peça “Soldadinho de papel”. As atrações do dia ainda reservam espaço para a exposição de bromélias e o circuito recreativo.
Bolo – No domingo, novamente será oferecido café da manhã, seguido de Ecocine, oficinas, apresentação da peça Charanga do Riso e da programação do projeto “Bosque Encena”. À tarde, a festa será encerrada com o Som da Mata, que apresenta a Orquestra Sanfônica, às 16h30, e os “Parabéns ao Parque”, com direito a bolo comemorativo.