Municípios do Rio Grande do Norte serão beneficiados com recursos para realização de obras de pavimentação e drenagem, através de emendas apresentadas pelo deputado federal Fábio Faria (PMN) à Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE.

As emendas somam R$ 1 milhão e já estão empenhadas, aguardando somente a tramitação do processo para liberação dos recursos aos cofres das prefeituras até o final deste ano.

“Infra-estrutura urbana é uma necessidade de todos os municípios potiguares e estão dentro das prioridades do nosso mandato.

Drenagem e pavimentação representam investimentos em saúde pública e nossa expectativa é que as obras possam começar logo para melhorar a qualidade de vida dos moradores destas localidades”, afirma Fábio Faria, líder do PMN na Câmara Federal e coordenador da bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional.

As emendas de Fábio Faria junto à Sudene vão contemplar os municípios de São José de Mipibu, onde os recursos vão proporcionar a pavimentação da via que liga a Comunidade de Tadorda à BR 101; Santo Antônio, que terá ruas do bairro São Domingos pavimentadas; Lagoa de Pedras, que aplicará os recursos na drenagem e pavimentação da rua Coronel Francisco Tomaz; Riachuelo (Rua José Bento Silva); Tangará (ruas Miguel Barbosa e Francisco Vicente de Moura); Passa e Fica e São Miguel.

Segundo o deputado do PMN há expectativa de liberação das emendas de sua autoria até o fim do ano, que também contemplam outras áreas.

Só para saúde pública, Fábio Faria destinou R$ 800 mil. Os recursos serão aplicados principalmente na estruturação de unidades de atenção básica, que são de responsabilidade dos gestores municipais.

Ele explica que esta é a uma necessidade dos municípios, que têm cada vez mais responsabilidade com os serviços de saúde pública, o que exige maior investimento em ações preventivas e na estruturação dos postos e pronto-atendimentos.

SUDENE - A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste foi extinta em 2001 e recriada em 2007.

Em 2009, o deputado federal Fábio Faria foi o único parlamentar a apresentar emendas ao órgão, por acreditar no potencial da instituição para o desenvolvimento da região.

A Sudene está se reestruturando e retomou investimentos em arranjos produtivos locais.

Fogo Cruzado