Na última quarta-feira (29), a unidade Mossoró da ONG MEIOS (Movimento de Integração e Orientação Social) participou do Cortejo da Liberdade, realizado na Avenida Alberto Maranhão, em alusão aos 126 anos da abolição da escravatura em Mossoró.
O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria da Cidadania e coordenação da Gerência de Cultura, recordou momentos históricos vivenciados pelo município, que em 30 de setembro de 1883 libertou seus escravos. Atitude pioneira no Rio Grande do Norte, já que a Lei Áurea, norma que obrigava a abolição dos escravos em todo o País, só foi decretada em 1888.
Dividido em duas partes, o Cortejo contou no primeiro momento com o desfile cívico-militar, que incluiu 24 instituições, dente elas o Corpo de Bombeiros Militar, que desfilou com adolescentes pertencentes ao Grupamento de Bombeiros Mirins de Caicó, atendidos por meio do Projeto Bombeiro Mirim, fruto de uma parceria da corporação com o MEIOS.
Num segundo momento, houve o desfile cultural que incluiu uma alusão aos 30 anos da ONG, através do desfile de representantes dos seus núcleos e projetos, como crianças, adolescentes, idosos, e programas de artesanato, qualificação, restaurante popular e núcleo de produção.
Estiveram presentes autoridades como a governadora Wilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira de Souza, a prefeita Fafá Rosado, a senadora Rosalba Ciarline, a deputada estadual Larissa Rosado, o Cel PM Marcondes Rodrigues Pinheiro, além de representantes do MEIOS, como a gerente social, Kátia Collier, e a coordenadora da ONG em Mossoró, Vânia Azevedo.