A governadora Wilma de Faria voltou a se reunir com os titulares da administração direta e indireta, na manhã de quinta-feira (08), no Centro de Convenções de Natal, para fazer um balanço da situação econômica do Estado e para assegurar a manutenção de todos os investimentos do governo. Nenhuma obra já iniciada ou planejada sofrerá cortes, destacou a governadora, que pediu, no entanto, a colaboração dos auxiliares para conter os gastos com custeio da máquina administrativa.

Na primeira etapa da reunião, Wilma de Faria elencou mais de 200 obras que já estão iniciadas em diversas regiões do Estado e que devem ser inauguradas ao longo dos próximos meses. Entre as obras listadas pela governadora estão o Terminal Pesqueiro de Natal (iniciada), nova estrada de Pipa (licitada), Complexo Cultural da Zona Norte (concluído para equipar), Parque de Santa Luzia em Mossoró (licitado), adutoras - com destaque para a Alto Oeste (iniciada) -, programa estadual de estradas, além de dezenas de obras nas áreas de ação social, agricultura, segurança e educação.

A governadora ressaltou a capacidade de investimento do Governo do Estado, apesar da crise econômica internacional. Ela disse que é preciso um esforço em conjunto de toda a equipe de governo para superar a queda de receitas como os royalties (queda de 50%) e FPE (queda de 15%).

“Cada gestor deverá reduzir despesas com tudo aquilo que não seja absolutamente necessário, mas sem parar os investimentos que estão mantendo o nível elevado de geração de emprego”, determinou a governadora.

Durante a reunião, que durou cerca de três horas, a equipe econômica do governo informou que os ajustes são realizados em decorrência da crise financeira mundial, que resultou na queda da receita do Estado em mais de R$ 400 milhões este ano, principalmente nos repasses do FPE e dos royalties.

A governadora destacou, no entanto, que o Estado mantém em caixa R$ 167 milhões para financiar as obras de investimentos até o final do ano, o que deve refletir positivamente na arrecadação dos próximos meses.

Para o secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares, a redução nos recursos destinados ao custeio da máquina não deve comprometer a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. “O mesmo serviço deve ser realizado com a mesma qualidade e menor custeio, e isso é um continuo aperfeiçoamento”, frisou. Segundo ele, a equipe econômica está estudando novas formas de aumentar a arrecadação e minimizar o impacto do déficit no orçamento.

O secretário estadual de Tributação, João Batista Soares, aproveitou a ocasião para cobrar da bancada governista na Assembléia Legislativa empenho na aprovação do Refis (parcelamento das dívidas por parte dos empresariado), cuja matéria está tramitando na Comissão de Administração.

Além da governadora, do vice-governador Iberê Ferreira de Souza e dos titulares da administração direta e indireta, participaram da reunião a vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputada Márcia Maia, a líder do governo na Assembléia, deputada Larissa Rosado, e os deputados Gustavo Carvalho e Wober Júnior.