Apesar do discurso de união, entoado pelos membros da Unidade Potiguar – deputado estadual Robinson Faria (PMN) e deputados federais Henrique Eduardo (PMDB), João Maia (PR) e Fábio Faria (PMN) –, o grupo dá indícios de que está prestes a se dividir.

A certeza de que estarão juntos nas eleições de 2010, dita pelo peemedebista ao anunciar o grupo, acabou depois das posições declaradas por Robinson e João Maia – pré-candidatos ao governo – que não pretendem apoiar o candidato do sistema liderado pela governadora Wilma de Faria (PSB), o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB).

Percebendo a preferência da pessebista pelo vice-governador, que estará no comando do cargo durante o processo sucessório, João Maia e Robinson Faria voltaram a defender uma candidatura de terceira via. A posição dos deputados é contrária aos planos de Henrique Eduardo.

O peemedebista juntou-se aos presidentes do PMN e do PR, prometendo aliança concreta para 2010, no intuito de segurá-los na base aliada da governadora Wilma de Faria. Ao perceber que sua ação para unir o grupo não surtiu efeito, Henrique deu um ultimato aos membros da UP.

O deputado do PMDB avisou que, se os partidos que apoiam o governo do presidente Lula e a administração de Wilma não estiverem unidos, vai procurar traçar o rumo do seu partido para as próximas eleições individualmente. “Se a base não estiver unida, estou fora. Peço que me liberem para ver o que é melhor para o PMDB”, disse, em matéria publicada no CORREIO DA TARDE, no início deste mês.

PR e PMN caminham para um entendimento paralelo ao grupo formado pelos partidos aliados da governadora. O pré-candidato do PMN já disse que sua candidatura ao governo está mantida, mesmo com o anúncio de Iberê de que será o candidato governista. João Maia tem declarado que a candidatura alternativa o agrada e já admitiu, apesar de manter-se como candidato, que pode apoiar outro nome para o governo.

Fonte: RN Política