Pablo Maia Cândido, 17, aluno do 3° ano do Colégio Henrique Castriciano, foi o primeiro colocado na Olimpíada de Química norte-rio-grandense de 2009. As provas foram realizadas em setembro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, (UFRN) com participação de estudantes do Ensino Médio de todo o estado.

"A prova foi tranqüila e contextualizada como as do vestibular da UFRN. Sabia que tinha sido boa, mas não esperava o primeiro lugar", relata o aluno, que ano passado ficou em 9ª posição e agora espera o resultado da Olimpíada Nacional, cujo resultado está previsto para ser divulgado ainda este mês.

Os 30 primeiros colocados em nível estadual se classificam direto para a etapa brasileira do ano seguinte, mas como concluinte, Pablo não estará na edição nacional de 2010. "Sempre participei porque me interessei e os professores do HC incentivam os alunos. Também costumava participar das Olimpíadas de Física", explica o aluno ,que estuda na Instituição desde a alfabetização e tentará vestibular para o curso de Engenharia Elétrica na UFRN.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FARN