Eles decidiram inovar a metodologia do programa e realizaram na noite dessa quarta-feira, o I Festival Junino e a Feira Cultural. Foi essa a atitude dos 600 alunos participantes do Projovem Urbano do município de Macaíba, Região Metropolitana da capital. O titular da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Fabian Saraiva, prestigiou o evento, reforçando para os participantes, o zelo que a governadora Wilma de Faria dedica ao programa.

Em frente à prefeitura foram armados estandes que agregavam as mais diferentes produções dos alunos: do artesanato à culinária, das apresentações culturais aos cartazes educativos, unindo num mesmo espaço a teoria e a prática. O trabalho de pesquisa dos alunos foi focado na vida e obra da poetisa macaibense Auta de Souza.

Na ocasião, o secretario destacou o apoio expressivo da prefeita da cidade, Marília Dias, enfatizando para os alunos a idéia do projeto, ao mesmo tempo que incentivou os alunos, destacando sua trajetória de vida, como resultado de estudo, trabalho e esforço. “Hoje posso ajudar o Rio Grande do Norte como secretário de Estado. Mas cheguei até aqui pelo estudo, esforço e trabalho. Com vocês, alunos do Projovem, não será diferente. O estudo vai dar a oportunidade, mas a vitória só é alcançada com persistência e o esforço”, frisou. Fabian também destacou o empenho para execução do programa da vice-presidente da Assembléia Legislativa do RN, a deputada Márcia Maia.

Segundo a pedagoga e assessora técnica do Projovem Urbano, Luzineide Moraes, a feira é de grande relevância para a socialização e integração dos alunos envolvidos. “Todos os trabalhos que estão sendo expostos na feira, são resultados de um conjunto de aprendizado. Na grade curricular desse projeto, constam cinco disciplinas que, a partir do momento que são colocadas em prática, como é o caso da feira, as noções de cidadania e qualificação ficam mais claras”, ressaltou.

Além dos estandes outra atração foi o I Festival de Quadrilhas onde todos os componentes são integrantes do programa e concorrem entre si a um prêmio em dinheiro. Segundo Luzineide, a brincadeira é uma forma de encorajar e incentivar novos talentos que muitas vezes são encobertos pela timidez.

Com idades entre 18 e 29 anos, no município, existem 200 alunos em cada um dos três núcleos do programa, o que totaliza 600 alunos presentes no Projovem Urbano. Um dos beneficiários do projeto é Moises Torres (20), que expõe na feira o artesanato do município de Macaíba. “Nunca fiz trabalho em grupo no tempo da escola. Essa é minha primeira experiência. O que há de melhor nessa idéia é que enquanto estudo, ganho também uma bolsa auxílio de R$ 100 e consigo ajudar nos gastos da minha família, e consigo guardar dinheiro para investir em mim”, acrescentou.

Este ano, cinco mil jovens serão favorecidos pelo programa, com recursos da ordem de R$ 13 milhões, distribuídos entre os municípios de Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Arês e Baía Formosa. O projeto resgatar a escolaridade e simultaneamente oferece qualificação profissional.