Durante uma visita a cidade de Assú, na tarde de sábado (05), o deputado federal João Maia esteve reunido, com líderes políticos, como o ex-prefeito Ronaldo Soares e seu filho George Soares, além do prefeito Ivan Júnior, o presidente da Câmara, Odelmo Rodrigues, vereadores e secretários municipais.

Na oportunidade, o deputado discutiu assuntos relacionados à Zona de Processamento de Exportação - ZPE do Sertão, que vai ser criada em Assú, da qual foi relator na Câmara dos Deputados.

De acordo com o deputado, uma ZPE é nada mais do que um enclave onde empresas se instalam, com benefícios fiscais, para produzir e exportar. E na Lei brasileira, com a ZPE pode vender 20% do que produz no mercado doméstico, pagando os impostos como qualquer outra empresa.

João Maia não tem dúvidas de que com a vinda da ZPE, o município de Assú vai conseguir gerar muitos empregos. “Porque geralmente ela costuma atrair empresas estrangeiras, contrata mão-de-obra local, que produz basicamente para exportação. Eu acredito que a ZPE do Assú, que tem uma área delimitada, é uma esperança não só pro Vale do Açú, mas pra Região Oeste, uma vez ela implementada, pode criar empregos qualificados”, explicou o deputado.

Já para Ronaldo Soares, ex-prefeito de Assú, a ZPE do Sertão em pleno funcionamento poderá ser capaz de gerar milhares de emprego, algo em torno de 50 mil.

A Zona de Processamento e Exportação para o Vale do Açu, a chamada ZPE do Sertão, foi aprovada, na última terça-feira, 02 de setembro, no plenário da Câmara dos Deputados.