O deputado Gustavo Carvalho detonou a sucessão de 2010 para o governo do Estado, quando declarou que o candidato de Vilma Faria seria Iberê Ferreira de Souza, existindo na base governista dois outros aspirantes de peso: João Maia e Robinson Faria, Deputado Federal e Presidente da Assembléia Legislativa, respectivamente, que já haviam iniciado proselitismo político em busca da vaga junto a gestora Estadual.

Não resta dúvida que o complicador da situação criada é o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente do PMDB, “aparentemente” aliado de Vilma e “mestre de cerimônia” do presidente Lula, por ter sido um dos “artífices” do ingresso do PMDB no agrupamento “lulista”, e idealizador do pacto político, reunindo na “Unidade Potiguar” criada, os partidos PMDB, PP, PR e PMN, e ressaltando que a escolha do candidato ao governo do Estado será feita com diálogo, somando, agregando e escolhendo o vencedor.

O pacto visa pressionar Vilma de Faria a se render diante do fato novo e a capitulação de Iberê Ferreira de Souza, que pegou cedo “o ita no norte” e sedimentar com pesquisa e a mídia, seu lugar ao sol na corrida pelo Palácio Potengi.

Iberê e Vilma saíram pela tangente, logo tomaram conhecimento do movimento apelatório político-partidário, dizendo ainda Iberê que é preciso trabalhar pela união da base.

O senador Garibaldi Filho, sem aderir oficialmente enfatizou que “pacto é importante”. Gari não quer entrar em choque porque acha que é cedo.

Outra liderança do Estado, José Agripino, raposa velha, para não perder um lugar nessa mídia disse do seu desejo de estar junto dos “participantes” para procurar brecha de direito a vez e a voz.

Rosalba Ciarline, tem situação cômoda nesse pacto. Liderando a pesquisa, prefere ficar eqüidistante do imbróglio, sabendo que seu nome vai avançar.

Por analogia sente-se que o presidente Lula deseja derrotar José Agripino para o Senado, em seu estado e Dilma Russeft, que visitou o RN no dia da formação da Unidade Popular deve ter abençoado a formação dessa união dos partidos, que vão buscar sustentação popular para tentar colocar no pedestal João Maia ou Robison Faria na disputa governista.

As perguntas que o blog vai fazer aos internautas:
1)Rosalba fica fora do pacto?
2)E Iberê Ferreira como fica?
3)Wilma de Faria apoiará esse pacto?
4)O objetivo de Lula é derrotar José Agripino?


Texto: Eliel Bezerra do Seridó