Por Cefas Carvalho e José Pinto Júnior


Divulgação
Veradores unidos têm mais força para pleitear benefícios para os municípios e debater problemas em comum. Com esta filosofia, aconteceu a reinstalação do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal. Foi discutida na manhã do último dia 10, na Câmara Municipal do Natal. Contou com a participação de vereadores de toda a RMN (formada pelos municípios de São José de Mipibu, Nísia Floresta, Macaíba, Extremoz, Ceará- Mirim, São Gonçalo do Amarante, Monte Alegre, Natal e Parnamirim).

A história e as metas para reimplantação do Parlamento Comum, que existe há oito anos, foi apresentado pelo vereador natalense George Câmara (PC do B), propositor da audiência e um dos maiores defensores da idéia. O objetivo da audiência, de acordo com o vereador, foi de elaborar e discutir projetos comuns que beneficiem os municípios integrantes da RMN. "O Parlamento Comum é um fórum de discussões e reivindicações, visando a integração econômica, política, social, cultural e ambiental entre as populações da região”, explicou.

Na ocasião, foi destacado que os municípios da RMN representam 5,1% da área total do Rio Grande do Norte. "Essa região representa 42% da população do estado, 48% do PIB e 37% do eleitorado do Estado. Isso significa dizer que, unidos, os vereadores do Parlamento Comum representam uma grande parcela da população e, por isso, têm força política para tratar de uma pauta de reivindicações que tenha sintonia com a sociedade", ressaltou George.

A reportagem do PN ouviu diversos vereadores de vários municípios sobre o Parlamento Comum.
“Muitos problemas registrados em Parnamirim, na verdade, são problemas também dos outros municípios. Nova Parnamirim tem problemas em conjunto com Natal; e em Bela Parnamirim (antigo Bela Vista), temos questões com Macaíba. A discussão no Parlamento Comum pode nortear o Poder Executivo no que tange os problemas dos municípios”, afirmou a vereadora por Parnamirim Walkíria Fonseca.

O também vereador (no nono mandato) por Parnamirim, Valério Felipe Santiago defende que os problemas dos municípios sejam debatidos em conjunto, já que são os mesmos: transporte público, falta de segurança, meio ambiente, entre outros.

Segundo o presidente da Câmara de São José de Mipibu, Kéricles Ribeiro (Kerinho), “George Câmara é meu amigo e São José de Mipibu, através da Câmara, vai debater os problemas da cidade dentro do contexto da Região Metropolitana”.

Já para o presidente da Câmara de Macaíba, Thomas Sena, “o Parlamento Comum da Grande Natal significa fortalecer os vereadores que não reivindicarão de forma desordenada. Estamos numa situação de proximidade, em que o município que não fizer sua parte acabará sobrecarregando o outro”.

Presidentes

Os presidentes das Câmaras dos municípios são os seguintes: Dickson Nasser (Natal), Rosano Taveira (Parnamirim), Valdemir Cordeiro (Extremoz), Thomás Sena (Macaíba), Kerinho (São José de Mipibu), Eugênio Gondim (Nísia Floresta), Roberto Lima (Ceará-Mirim), Milton Siqueira (São Gonçalo) e Antônio Félix (Monte Alegre).