A Câmara Municipal de Jardim do Seridó completou 150 anos de existência. Seu aniversário foi comemorado na manhã de sexta-feira, dia 03 de Julho. Para comemorar a data, o presidente do legislativo jardinense, Gilberto Valdeger (PSB) realizou o I Encontro de Presidentes de Câmaras do Seridó, contando com uma grande participação de parlamentares da região.

Presente ao evento, o deputado federal João Maia (PR) enalteceu em seu discurso o pioneirismo de Jardim do Seridó no processo de industrialização, mas ao mesmo tempo fez chegar a todos, o momento difícil que vive o município e a região, no campo econômico.

“Recebo dados da Fiern que nós vivemos um processo de esvaziamento econômico da região do Seridó. É preciso um projeto planejado com ações bem concretas para resolver esse quadro. Não vamos resolver o problema do desemprego, de saúde, de educação, se a gente não conseguir que o filho do Seridó tenha onde trabalhar. Nós precisamos resgatar um programa de desenvolvimento pro Seridó, que tenha consistência, proposta e projeto e que seja um organizado, atrás do outro”, declarou.

O deputado citou como exemplo, o fechamento recente da Indústria Medeiros S/A, do Grupo Medeiros, tradicional Família de Jardim do Seridó. Na visão do deputado, que também é economista, o fechamento da empresa acabou gerando conseqüências graves na economia do município, nos mais variados segmentos, desde o pequeno comércio, farmácias e nos grandes supermercados.

“Eu acredito na força do povo do Seridó, mas precisamos lutar e temos que reverter esse quadro, já que somos uma grande fonte de renda. Nós precisamos que essa força e história se transformem num plano coordenado por todos, acima de partidos, de posições, pra que o Seridó possa mostrar de fato ao Rio Grande do Norte, sua força e dar a volta por cima. Nós não podemos fingir que vivemos um processo de esvaziamento econômico no Seridó”, explicou.

O evento ainda contou com as presenças da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) e do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN).