Disputam a eleição suplementar para a prefeitura de São José de Campestre, no próximo domingo (26), os candidatos Cione Ferreira de Lima (PMN) e José Borges Segundo (PMDB). O processo eleitoral está sendo coordenado pela 15ª Zona Eleitoral, sediada naquela cidade. Esta é a segunda votação do tipo este ano. Em 1º de março, a Justiça Eleitoral do Rio Grande promoveu processo idêntico para a escolha do governante de Patu, vencido por Evilásia Gildênia (PSB).

O pleito suplementar em São José de Campestre ocorre em virtude da cassação do prefeito da cidade, eleito em outubro de 2008, e afastado em decisão da Corte Eleitoral no dia 19 de maio. Laércio José de Oiveira (PP) teve suas contas como gestor público rejeitadas por Tribunais de Contas e por isso, teve o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

O fato de Laércio ter sido eleito com 50,25% dos votos válidos, e esses terem sido anulados na decisão do Pleno, enseja de acordo com a legislação eleitoral a realização de nova eleição.

O candidato vitorioso na disputa do município, situado a 97 quilômetros de Natal, será diplomado no dia 16 de agosto e tomará posse no dia 21 do mesmo mês.

A Resolução 08/2009 do TRE/RN disciplina os procedimentos relacionados a este pleito.