A prefeitura de Parnamirim promoveu nessa terça (22/07) uma audiência pública para debater o Plano Plurianual de Aplicação (2010-2013). Na audiência, foram realizados pelos secretários municipais um resumo dos objetivos, ações e metas a serem desenvolvidas durantes os próximos quatro anos, além dos respectivos valores a serem destinados a cada área da administração como saúde, educação e assistência social. A cada apresentação de um secretário, o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques tomava a palavra e fazia algumas considerações.

Maurício não hesitou em alfinetar o então ex adversário Gilson Moura(PV) ao citar e culpá-lo pela extinção de um programa de doações de cestas básicas no Município de Parnamirim e ainda disse que o ex adversário não tinha compromisso com a população pois se preocupou apenas com a questão eleitoreira e esqueceu do grande número de pessoas que foram prejudicadas pela extinção do programa.

Na audiência Pública estavam presentes líderes comunitários de vários bairros de Parnamirim como Cohabinal, Liberdade, Nova Parnamirim e Parque Industrial.

Logo após a apresentação dos secretários foi aberta a palavra aos líderes comunitários.

O início das sugestões e discussões foram abertas pelo presidente do conselho comunitário de Cohabinal onde fez muitos elogios a atual administração.

Logo em seguida foi aberta a palavra para o representante da presidência da Associação dos Moradores de Nova Parnamirim – Lotessul, Willen Moura, onde em um tom talvez não muito elogioso, cobrou do prefeito a inclusão de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para o bairro de Nova Parnamirim e ressaltou que o secretário de saúde Dr. Marciano Paizinho, não havia incluído na pauta de discussão e nem no plano plurianual a previsão de uma UPA para o bairro e destacou que Nova Parnamirim vive duas realidades distintas onde, de um lado, existem moradores com poder aquisitivo maior e detentores de condição suficiente para possuírem plano de saúde e como se deslocarem no caso de emergência, porém, de outro, existe uma população que não possui os mesmos privilégios e sofre com a falta de unidades do tipo, no Bairro.

Nota do Blog: Realmente Nova Parnamirim vive duas realidades, e ainda, não é só a saúde que está um caos e sim, educação, limpeza pública, iluminação e muito mais está precisando ser incluso no Plano, em caráter de urgência.

Além disso o líder comunitário elogiou o trabalho da secretária municipal de educação e falou que os planos estão no caminho certo e em sintonia com os do Ministério da Educação. Porém cobrou também uma maior preocupação com a questão dos PNE(Portadores de Necessidades Especiais) que, segundo Willen, que é Psicólogo, é importante que seja dada total importância, pois os PNE necessitam de inclusão e apoio e isso deve ser feito com a instrumentalização e preparação de professores para lidar com essa demanda ainda tão negligenciada em Parnamirim, além de conscientizar as famílias para que a inclusão social seja realizada de uma maneira integral envolvendo os eixos sociais, familiares e educacionais.

Depois disso, Maurício Marques fez o uso da palavra e, em resposta, disse que trazer a discussão dos PNE foi muito interessante, pois, segundo ele já havia um plano para a capacitação de professores para trabalhar com as demandas e pediu para a secretária de educação falar sobre o assunto. A secretária agradeceu os elogios e falou que serão implantadas salas multifuncionais com recursos de tecnologias assistivas para os estudantes especiais. Depois foi a vez do Secretário de saúde Marciano Paizinho justificar a ausência de uma UPA em Nova Parnamirim do Plano Plurianual, onde, segundo ele, não houve exatamente um esquecimento, mas uma “mudança de prioridades” e que logo estaria implantando uma naquele Bairro.

O secretário percebeu que a resposta para uma questão tão prioritária não era satisfatória e vendo ainda, o descontentamento dos moradores de Nova Parnamirim ali presentes e mais a pressão feita pelo prefeito Maurício Marques para um resultado imediato, não hesitou e prometeu a implantação da UPA para daqui a um ano.

Todos ficaram contentes e surpresos com a promessa e aplaudiram.


Nota do Blog: Esperamos que daqui a um ano a UPA seja implantada

Logo em seguida, falou o representante do bairro do parque industrial que destacou muito a questão da saúde do bairro e agradeceu a UPA que será implantada no próximo ano naquele bairro.

Participaram ainda da Audiência: Representantes das igrejas Católica e Evangélicas, do Poder Judiciário, do Legislativo Municipal, do Ministério Público, militares e outras instituições da sociedade civil.

Veja as imagens: