Imagem: nominuto.com

Algumas pesquisas estão sendo veiculadas pela mídia e que sustentam a hipótese de que 9 em cada 10 usuários do transporte coletivo na capital se dizem satisfeitos. Neste caso o Notícias do RN achou o resultado muito satisfatório para o transporte haja visto as constantes reclamações dos usuários.

"Basta andar pelas ruas da capital e esperar um ônibus em qualquer ponto e já escutamos as intensas reclamações", disse um usuário que se identificou como João Pedro(Zona Norte).


Entre as principais reclamações dos usuários vemos a questão da frota para linhas da Zona Norte e Zona Oeste.


Para se ter uma idéia da dimensão do problema, fomos a alguns pontos verificarmos essas reclamações.

Na parada de Potilândia, na BR 101, encontramos uma senhora que estava à espera de um ônibus para a Redinha. Ela relatou que estava a quase 1 hora à espera de um transporte que é sua única opção. Nossa equipe esperou com ela o Ônibus para cronometrarmos o tempo e da hora que estávamos no local até a chegada do mesmo se passaram 50 minutos, ou seja, 1 hora e 50 minutos de espera. A senhora identificada como Marisa ainda dispara: “Tenho certeza que o dono da empresa não espera nem um minuto no seu carro importado com motorista”. E além de esperarmos todo esse tempo, pagamos uma fortuna para termos um ônibus velho, caindo aos pedaços, sem conforto e como não há outra opção, chega lotado e ficamos em pé.

Saindo de Potilândia fomos para Nova Parnamirim.

No bairro de N.P. a situação não é diferente, as reclamações intensas, porém, os moradores já falam que existe uma discrepância na quantidade de ônibus nos fins de semana, ou seja, muitos reclamaram que, quando voltam do trabalho no sábado à noite esperam algo em torno de 1 hora e 20 minutos e ficam sujeitos à assaltos. Uma moradora do bairro disse que o que está salvando são os alternativos que possuem uma linha que consegue atender a muitas pessoas e ela ainda dispara que em qualidade, agilidade e variedade as “bestinhas” ganham dos ônibus. Ela só reclama da maneira como alguns motoristas de alternativo dirigem(e isso não é diferente nos ônibus) com uma certa rapidez, mas ainda falou: Nada como um poxãozinho de orelha no motorista de alternativo não resolva. Falou que “os motoristas de alternativo são mais tranqüilos que os de ônibus e são mais acessíveis e só basta falar com educação que eles fazem tudo direitinho, bem diferente dos fardados das empresas que ficam trocando palavras e insultando os passageiros”.

Resumidamente as reclamações se entornam em:

- Mais opções de linhas para Zona Norte e Zona Oeste

- Diminuição da Frota nos fins de Semana

- Discrepância entre linhas.

- Péssima estrutura dos ônibus.

- Desrespeito aos idosos.

- Altos preços x qualidade



Fizemos uma enquete sobre a qualidade no transporte público da Capital e o resultado foi o seguinte:

0% - Ótima
4% - Boa
16% - Média
80% - Péssima

Fiquem de olho que vem mais aumento por aí.