A partir da próxima segunda feira (8), os presos da penitenciária estadual de Alcaçuz terão aula de canto, violão e flauta doce. Eles farão parte do projeto Liberta Som, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), e terão mais uma oportunidade de ressocialização.

A partir do Liberta Som, os detentos participarão do Coral Soltando a Voz. De acordo com o secretário Leonardo Arruda Câmara, o projeto foi viabilizado em uma parceria com a Pastoral Carcerária Católica e com a Ouvidoria do Cidadão e do Sistema Penitenciário.

As aulas de musicas serão ministradas pela norteamericana Mary Ellen Stitt, que está no Rio Grande do Norte como bolsista para uma pós-graduação em música pela Fundação Fulbright, de New Orleans, Estado da Lousiana.

Segundo a Sejuc, ela dará aulas duas vezes por semana. A estudante americana desenvolve ação semelhante em Natal, junto a crianças carentes do bairro da Cidade Nova, que têm aulas de violão e flauta doce.

“Mary Ellen sempre esteve ligada a Projetos Sociais e ONG's e enxerga neste projeto uma ótima maneira de ajudar aos detentos na sua ressocialização e na humanização no cumprimento de suas penas”, destacou Leonardo Arruda.

A americana toma por base os resultados satisfatórios obtidos em suas experiências anteriores e dos seus pais, ligados a programas carcerários nos Estados Unidos. "Já realizei projetos semelhantes com reeducandos fora dos presídios, mas dentro deles, será a primeira vez", comentou a estudante empolgada com o programa.

*Com informações da Sejuc