Representando a presidência da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), o deputado federal João Maia (PR/RN) participou do I Encontro Norte-Nordeste das Cooperativas Habitacionais, realizado na manhã de sexta-feira (05) no Hotel Pirâmide em Natal.

Para um público formado pelas maiores autoridades do cooperativismo habitacional do Brasil e do Mundo, João Maia destacou o papel que a frente, com 218 parlamentares, realiza no Congresso Nacional.

Na avaliação de João Maia, a missão da frente é construir uma agenda legislativa do cooperativismo, focada nas leis que cada entidade precisa cumprir, de forma corretamente. Maia chamou a atenção para o atual momento vivido no Brasil, onde o Poder Público fecha os olhos para a habitação ilegal, sem atender nenhuma exigência ambiental ou de segurança, e normalmente se cria uma dificuldade imensa quando se pretende construir habitação de forma legal.

“Se você ocupa uma área e constrói uns barracos é difícil retirar as pessoas e vira uma questão social. Agora, quando você dar uma entrada num projeto legal para construir, aí é uma via-crúcis sem fim. Nós temos que colocar na ordem do dia essa discussão. É uma questão que a sociedade tem que encarar com muita seriedade, fazendo leis claras", disse o deputado.

João Maia também defende uma participação maior das cooperativas na execução do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida. A Câmara dos Deputados já fez significativas modificações, como por exemplo, a inclusão de cidades com até 50 mil habitantes na prioridade do programa.
Mas o deputado quer mais e defende uma reserva de mercado para as cooperativas, que em seu ponto de vista, é fundamental. “No mínimo, 100 mil casas devem ser construídas por cooperativas. Precisamos lutar por isso na regulamentação pra você não entrar numa disputa, muitas vezes desleal”, justificou.

Entre os participantes do I Encontro Norte-Nordeste das Cooperativas Habitacionais, estavam: o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado Pereira dos Santos (presidente de Honda da Confhab), Gustavo Prado (Representante da Organização das Cooperativas Brasileiras), Pedro Pimentel (representante do Banco Português de Gestão), Guilherme Vilaverde (presidente da Federação das Cooperativas Habitacionais de Portugal), dentre outras autoridades.