Fotos: Márlio Forte

Era para ser uma sexta-feira como todas, os professores, coordenadores, diretores e técnicos trabalhando, porém, Hoje, dia 5 de junho de 2009 vai ficar marcado e será lembrado pelos professores como uma conquista de um trabalho e batalha de décadas.

A Governadora, nesta sexta, assinou um ato de promoção para os professores do Estado do Rio Grande do Norte, plano esse que era esperado por muito tempo e que possibilitará uma promoção ao professor, por seu nível de instrução. Assim, o professor que tiver especialização, mestrado ou doutorado terá seu salário diferenciado. Essa proposta era esperada pelos professores e segundo eles é importante, pois incentivará os trabalhadores a continuarem os estudos e a elevarem o nível o que beneficiará também aos estudantes.

Durante a cerimônia que aconteceu no auditório Angélica Moura, na secretaria estadual de educação, várias autoridades se fizeram presente. Entres elas a Magnólia Figueiredo, o secretário de Administração do estado Paulo César, O Deputado Estadual Fernando Mineiro que foi, juntamente com a Deputada Fátima Bezerra, os que mais apoiaram o projeto, Dickson Nasser representado a Câmara de Natal, o Diretor da 1ª DIRED(de Natal) Prof. José Fernandes, Fátima Cardoso (presidente do SINTE), além do então Secretário de Estado da Educação e da Cultura Dr. Ruy Pereira dos Santos e da Excelentíssima Governadora Wilma de Faria.

No discurso do Dr. Ruy Pereira fica notório o teor político do mesmo, onde por várias vezes citou o partido ao qual faz parte, o PT, e logo sua companheira Fátima Bezerra, mas por outro lado é observável o crescimento do doutor na educação, em suas breves palavras já sentimos que a educação está pouco a pouco tomando conta da sua imagem de Saúde, pelo menos até o mestre de cerimônia erra o cargo do mesmo e o chamar de “Sr. Secretário de Saúde Dr. Ruy”.... Mas o doutor ainda falou sobre o histórico dos professores da educação que sofreram por quinze anos na batalha por um plano que beneficiasse e incentivasse, além disso, Ruy ainda parabenizou a Governadora que, sem condições, abdicou de quase 440 milhões em prol desta promoção e ainda fez uma comparação dizendo que os cofres perdem quase duas pontes Forte Redinha.

A Governadora, em sua fala, não escondia a satisfação em fazer algo concreto para sua administração, mas o que chamou e desviou mesmo a atenção do público foi um fato inusitado, no meio do discurso Dona Wilma, ao gesticular, bate e quebra um copo com água que estava em cima da sua mesa e não perde tempo dizendo: “quebrar copo é sorte” e os professores todos fervorosos e agradecidos aplaudem o “erro” da Governadora.

Nota: Para os professores, Wilma agora pode quebrar todos os copos. Contanto que cumpra com o acordo.