Desde 01 de janeiro de 2009, o vereador Alexandrino Suassuna, o Xanxan, após aplicar um golpe nos vereadores que faziam oposição ao seu grupo político, conseguiu assumir a presidência da mesa diretora com uma conta que nem o pai da matemática conseguiria resolver: 4 votos superaram 5, dos vereadores de oposição.

Pois bem, desde então se trava uma batalha jurídica. Alexandrino vinha ganhando alguns Rounds, mas perdeu a principal quando a juíza do Município Gisela Besch, em 09/02/2009, proferiu a sentença, baseada no parecer do MP, anulando a eleição e ordenando a realização de uma nova, num prazo máximo de 72 horas.

Neste ínterim, Xanxam já era o prefeito interino do município, em virtude da impugnação do registro de candidatura do então eleito em 05 de outubro de 2008 o médico Ednardo Moura que não chegou a ser diplomado.

A justiça agiu de forma instantânea para beneficiar Alexandrino, o Desembargador Rafael Godeiro, Presidente do nosso Douto Tribunal de Justiça e que por coincidência é natural do Patu, concedeu liminar em menos de 48 horas da publicação da sentença da juíza Gisela Besch.

Ocorre que senhores, passados mais de três meses da decisão de nossa corte maior no estado do RN, pasmem o mérito da lide ainda não foi julgado.

A população já julgou o grupo político de Alexandrino Suassuna. Ele obteve minoria na Câmara e, nas duas eleições que ocorreram no município, e que em uma delas o próprio foi candidato, o grupo não logrou êxito.

Ai surge à indagação: Até quando a justiça irá protelar um caso que já deveria ter sido resolvido em menos de um mês e que, passados quase meio ano ainda não há uma decisão realmente “conclusiva”? Será que a justiça está aguardando as próximas eleições da mesa diretora, daqui a um ano e meio para se pronunciar, quando os efeitos de uma sentença não terão mais finalidade?

Com a palavra os Doutos da justiça norteriograndense.