O Governo do Estado reuniu nesta sexta-feira na cidade de Caicó, prefeitos de 16 municípios seridoenses, para discutir com a equipe técnica da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação Social e da Assistência Social (Sethas), as políticas públicas no âmbito da assistência social, ampliando as oportunidades de trabalho e de geração de renda. O encontro aconteceu na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese). Na oportunidade foi anunciado o período de inscrições do Programa Pró-Jovem Trabalhador para o município de Caicó, que durante sua execução vai beneficiar 700 jovens caicoenses.

De acordo com o titular da Sethas, Fabian Saraiva Maia, o encontro abriu espaço para o diálogo com prefeitos, secretários municipais de assistência social, conselhos de assistência social e entidades ligadas à geração de trabalho e renda, artesanato, combate a pobreza rural e segurança alimentar, além da presença de lideranças sociais da região.

Na programação, a abertura pelo secretário Fabian Saraiva, dando seqüência de um painel de discussão com o tema: “Políticas Públicas no âmbito da Sethas: ampliando oportunidades de geração de trabalho e renda e reduzindo as desigualdades sociais no Rio Grande do Norte. Participaram do painel a assessora técnica da Secretaria, Ilzamar Silva Pereira, com o tema “A política de assistência social na perspectiva do SUAS: avanços e desafios”, Alcina Holanda, subsecretária do Trabalho e Renda, debatendo “As políticas públicas de trabalho e renda”; a coordenadora do Programa Estadual de Artesanato, Dicla Naate da Silva, com o tema “O artesanato na perspectiva de geração de trabalho e renda” e o coordenador do Programa Desenvolvimento Solidário, Gerardo José Batista Guará, discutindo “As políticas públicas de combate à pobreza rural”. Após toda a explanação, será aberto espaço para o debate. No período da tarde, os participantes discutiram a política de segurança alimentar e nutricional, com o coordenador de Segurança Alimentar (Programa do Leite), Tomáz Neto.

Participaram do evento as cidades de Caicó, Cruzeta, Ipueira, Carnaúba dos Dantas, Equador, Jardim do Seridó, Jardim de Piranhas, Jucurutu, Ouro Branco, Timbaúba dos Batistas, Santana do Seridó, São José do Seridó, São Fernando, Serra Negra do Norte, Parelhas e São João do Sabugi.