O deputado estadual Walter Alves encaminhou à Mesa da Assembléia Legislativa um projeto de lei que regulariza o mercado bovino no Rio Grande do Norte e dá incentivos fiscais a quem comprovar a originalidade do gado potiguar. A ANORC - Associação Norte-rio-grandense de Criadores - estima que 90% dos bovinos abatidos no estado sejam clandestinos, ou seja, criados fora dos padrões mínimos exigidos para o corte.

“No Rio Grande do Norte, as atividades agropecuárias ainda carecem de muitos incentivos. É comum observarmos um empobrecimento generalizado dos antigos proprietários rurais por todo o interior do estado, o que mostra bem a ausência de políticas alternativas de auxílio ao homem do campo. E é sob essa ótica que a criação do selo “Boi da Terra” foi concebido. Uma marca que traz no seu próprio nome a valorização do produto regional: a carne do boi nascido, criado e abatido no RN, como ponto de partida para um desenvolvimento que não passa apenas pelo ‘bairrismo’ de se consumir a carne daqui, mas, por um sério atestado de qualidade”, disse Walter.

De acordo com o projeto do deputado, o selo ‘Boi da Terra’, além de regularizar o mercado, isenta o produtor do pagamento de ICMS, como já acontece na cadeia produtiva dos caprinos e ovinos. “A alíquota de 17% de ICMS, hoje, incide apenas sobre o comércio de carnes - em sua maioria congelada e de outros estados -, o que mostra bem o enriquecimento desproporcional dos produtores externos se compararmos ao que auferem os insistentes criadores locais. Um produto regional, como a carne de sol do Seridó também seria valorizada”, enfatizou Walter Alves.

O selo ‘Boi da Terra’ e a isenção do ICMS para os produtores potiguares “é um instrumento que só traz benefícios ao chamado agronegócio. Valoriza o produto genuinamente da terra e cria condições muito mais favoráveis à legalização do comércio de carne bovina, caprina e ovina, uma vez que a isenção do ICMS devido - com impacto irrisório na arrecadação - fará com que se desenvolva um mercado pujante, com valorização do produto local e a criação de uma marca que poderá revitalizar com denominação de origem e qualidade, a carne que alimenta o povo do RN”. Caso o projeto seja aprovado pela AL do RN, irá para as mãos da Governadora Wilma de Faria para ser sancionado ou vetado pelo poder público estadual.
AUDIÊNCIA PÚBLICA

Hoje, o deputado Walter Alves solicitou à presidência da mesa Diretora da AL, uma audiência pública para debater o tema" A pecuária de Corte no RN e suas perspectivas para o homem do campo". De acordo com o peemedebista as atividades agropecuárias aqui no RN ainda carecem muito de incentivos. "Espero estar contribuindo para desenvolver esse importante setor da nossa economia. Vamos discutir alternativas viáveis para o reaquecimento dessas atividades", conclui Walter.