Completamente abandonada, foi assim que o comandante do destacamento da Polícia Militar de Guamaré encontrou o município.

O segundo sargento Luiz Carlos de Souza, afirma que estavam vendendo droga livremente dentro da cidade. Um trabalho do setor de inteligência da Polícia Militar identificou 14 traficantes de drogas no município, a estratégia foi montar campanas próximas as "bocas" para efetuar as prisões.

Quatro traficantes foram presos e enquadrados no artigo 33, da lei 11343/06, que trata do tráfico de entorpecentes, os outros traficantes acabaram fugindo de Guamaré, onde não encontraram mais espaço para "trabalhar". A ação da Polícia Militar teve como base uma pesquisa realizada em setembro de 2008, onde a população colocou a falta de segurança como um dos maiores problemas da cidade.

Esse trabalho foi realizado graças a uma ação conjunta da prefeitura com a polícia militar." A prefeitura disponibilizou o combustível, a alimentação dos policiais e o conserto das viaturas, o que foi fundamental para o sucesso de nossas operações", afirma o comandante Carlos.

O trabalho como o comandante define agora é ostensivo e preventivo, gerando um clima de tranqüilidade no município, as rondas foram intensificadas nos distritos e um telefone para emergências foi disponibilizado para funcionar 24 horas. Além disso, está em fase de conclusão o destacamento de Baixa do Meio o maior distrito da cidade. Guamaré conta hoje com 12 policiais e até o final de março, o efetivo deve estar completo com 15 policiais militares.

A preocupação do comandante agora é a segurança dos foliões que devem lotar Guamaré durante o carnaval, a exemplo do que aconteceu dia 08 de fevereiro na primeira prévia do Carnaval de Guamaré, onde mais de 8 mil pessoas estiveram na praia de Aratuá. Estamos tranquilos,pois, não foi registrado nenhum incidente no último domingo, afirma com tranquilidade o comadante Carlos.

Para o carnaval Guamaré terá 100 policiais militares e mais 02 viaturas cedidas pela prefeitura, além de todo esquema de segurança montado pela empresa Destaque Promoções.Além disso o comandante da primeira CIPM(COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLÍCIA MILITAR), capitão Alex, garantiu que Guamaré terá a sua disposição ainda mais policiais se for necessário.