A senadora Rosalba Ciarlini (DEM) fez pronunciamento no Senado afirmando que o governo federal não apresentou soluções para as reivindicações, muitas delas antigas, dos municípios. A crítica foi feita tendo como pano de fundo o Encontro Nacional dos Prefeitos com o presidente Lula, essa semana em Brasília.
Rosalba cobrou soluções para os recursos da saúde, que ainda não chegaram nos municípios devido à não regulamentação da Emenda nº 29, aprovada no ano passado. Ela pediu também mais recursos para a educação infantil. ‘‘A meta do PAC da Educação era que chegássemos a 2009 com 50% das nossas crianças no ensino infantil.
Mas o percentual é de apenas 16%’’, disse. Rosalba afirmou que o sentimento dos prefeitos era de muita expectativa quanto ao discurso do presidente Lula, especialmente num momento no qual o país amarga as consequências da crise financeira mundial e no qual o FPM está caindo. ‘‘Nós precisamos é que nessa reforma tributária ocorra condições para que os municípios tenham maior participação sobre tudo que é arrecadado para os cofres do Tesouro Naciona”, disse.