O presidente do Senado, Garibaldi Alves, anunciou que vai entrar com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão da Câmara de não promulgar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta o número de vereadores no País.

Garibaldi falou que já comunicou ao presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, que ingressará com o pedido.

O Senado aprovou na madrugada de ontem a PEC dos Vereadores, mas a Mesa da Câmara decidiu não promulgar a proposta por concluir que o texto, já aprovado pela Casa, foi muito modificado pelo Senado. Chinaglia chegou a dizer que, se fosse promulgado o texto aprovado pelos senadores, a Mesa da Câmara estaria negando uma decisão tomada pelos deputados. A PEC aumenta de 51.924 para 59.267 o número total de vereadores no País.

E por falar em PEC dos Vereadores.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), criticou a decisão do Senado em aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC), por causa da despesa que trará aos municípios. "Gera mais prejuízo do que vantagem. Aqui ou ali pode estar faltando vereador, mas realmente o aumento que se fez é absolutamente desproporcional", disse o governador.