O primeiro dia de Carnatal foi considerado tranqüilo. A central de triagem da Polícia Militar contabilizou dez registros, “mas nenhuma ocorrência de gravidade", conforme destacou o sub-comandante de policiamento da capital, coronel Araújo Silva.
Os números não incluem perdas de objetos ou documentos.De acordo com o relatório da PM, foram registrados um roubo, um caso de desordem, outro de desobediência à polícia,três vias de fato, como são chamadas as discussões seguidas de pequena agressão física, e quatro rixas, que correspondem às brigas envolvendo três ou mais pessoas.
De todos os casos registrados na quinta-feira, 80 % ocorreram na avenida Prudente de Morais, por volta das 23 horas, “já no horário em que vai se aproximando o encerramento da festa”, lembrou o coronel Araújo. Para garantir a segurança dos foliões, estão sendo mobilizados diariamente mais de dois mil policiais militares, civil e da rodoviária federal e estadual, além do efetivo do Corpo de Bombeiros.
Apesar disso, é preciso que cada folião esteja atendo aos cuidados necessários. “Aproveite a festa para se divertir, vá de ônibus, de alternativo ou de taxi, já que a maioria vai ingerir bebida alcoólica, e assim evita acidentes ou ser surpreendido por uma blitz”, orienta o coronel Araújo Silva.