O deputado federal Rogério Marinho (PSB) entrou, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com pedido de declaração de justa causa para se desfiliar do partido ao qual pertence. Ele diz estar descontente com a atitude de líderes do partido que não o teriam lançado como candidato a prefeito de Natal, pois os coligados selaram acordo em contrário, lançando como candidata a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que perdeu a eleição.No dia 27 de março de 2007, os ministros do TSE definiram que os mandatos obtidos nas eleições pelo sistema proporcional (deputados estaduais, federais e vereadores) pertencem aos partidos políticos ou às coligações e não aos candidatos eleitos.
O deputado Rogério Marinho, que é filiado ao PSB desde 1993, disse que seu nome passou a ser naturalmente mencionado como pré-candidato à prefeitura de Natal, nas eleições deste ano, depois da votação que recebeu em 2006 como deputado federal. No entanto, ressaltou, apesar de ser o único pré-inscrito para a convenção partidária, houve um acordo entre filiados do partido e do PMDB que indicou a deputada Fátima Bezerra ao cargo.Sustenta que "a convenção não passou de uma farsa".
Os filiados, diz o deputado, "foram pressionados, chantageados, proibidos de votar e agredidos fisicamente". Segundo ele, depois de 12 anos no comando da prefeitura de Natal, o PSB perdeu a eleição. O parlamentar alega ainda que, por muito menos, o TSE deu justa causa para casos similares de grave discriminação pessoal.