A Ouvidoria de Polícia de Rio Grande do Norte está realizando a distribuição e discussão de material educativo sobre violência, segurança pública e direitos humanos em todo o Estado. O referido material foi produzido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, com o apoio financeiro da União Européia. São dois folders e uma cartilha para policiais com informações sobre a ouvidoria, abordagem policial e segurança cidadã, com importantes informações para a população e para a polícia que, certamente, contribuirão para aperfeiçoar o trabalho e os resultados, numa perspectiva integrada, com vistas aos graves conflitos sociais vivenciados no momento atual pela sociedade brasileira, que desafiam a todos nós.
Para isto estão realizando reuniões com representantes de instituições diversas, com as redes estadual e municipal de ensino envolvendo gestores e pedagogos, através das DIREDs e Secretarias Municipais de Educação, para serem discutidas as melhores formas de inclusão dos folders nas salas de aula e sua divulgação nas escolas. Com os policiais civis e militares, o trabalho está sendo realizado através das Delegacias Regionais de Polícia Civil, Batalhões e Companhias de Polícia Militar em todo o Estado. Também está havendo ampla divulgação através da imprensa .

O objetivo deste trabalho é promover o debate e a conscientização da população sobre a necessidade de melhor compreender o fenômeno da violência, papel dos agentes de segurança numa sociedade democrática e o controle efetivo de sua atuação, sobretudo no que se refere ao trato e proteção aos segmentos mais vulneráveis e discriminados da população. Pretende-se, ainda, reforçar a formação dos policiais na área de direitos humanos numa perspectiva de respeito e promoção da cidadania e da dignidade humana.

Programação

Umarizal:
21 de outubro
· 08h30 - Reunião com diretores e pedagogos das escolas da rede municipal e das diversas cidades do estado pertencentes à 14ª DIRED – Umarizal
Local: Escola Estadual Paulo Abílio
Pau dos Ferros:
21 de outubro
· 14 horas – Visita aos presos da Delegacia.
· 15h30 – Visita ao presídio regional.
· 19 horas – Reunião com instituições diversas.
22 de outubro
· 08 horas – Reunião com policiais do 7º Batalhão da Policia Militar ( Pau dos Ferros) e representantes dos pelotões companhias das cidades das regiões, no auditório da 15ª DIRED.
· 09 horas – Reunião com diretores e pedagogos das Escolas municipais de Pau dos Ferros e das diversas cidades pertencentes à 15ª DIRED – Pau dos Ferros.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Ouvidoria de Policia
Shopping Cidadão
Avenida Rio Branco, 778, Centro Natal – RN.
3232 1594 / 3232 1595 / 3232 1596
Disque Denúncia: 0800 281 1595
ouvidoriarn@bol.com.br
imprensa.ouvidoria@yahoo.com.br