Pinterest

Advertise

Notícias do RN

Editoria

TRE-RN centraliza atendimento ao eleitor de Natal no Fórum Eleitoral até 9 de maio

Resultado de imagem para TRE RN ATENDIMENTO
Foto: OAB RN

TRE-RN CENTRALIZA ATENDIMENTO AO ELEITOR DE NATAL NO FÓRUM ELEITORAL ATÉ 9 DE MAIO


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) informa que os postos de atendimento nas Centrais do Cidadão de Natal estarão fechados até o dia 09 de maio. Nesse período, o atendimento ao eleitor ficará concentrado no Fórum Eleitoral de Natal, no seguinte endereço e horários:

Avenida Rui Barbosa, s/nº - Bairro Tirol 
Até o dia 08/05/2018: Segunda à Sexta – 08h às 14h;
Dia 09/05/2018: das 8 às 18 horas.

TRE-RN lembra que o prazo final do cadastro eleitoral é 09 de maio

O prazo para o eleitor regularizar a sua situação eleitoral vai até o dia 09 de maio, último dia para o fechamento do cadastro eleitoral. Por isso, para votar nas eleições 2018, o eleitor precisa estar com a situação regular perante a justiça eleitoral.

Quem precisa regularizar a situação eleitoral

Todo o eleitor que ainda não tiver feito o cadastramento biométrico e tiver 18 anos ou mais no dia da eleição (07 de outubro), seja para fazer o primeiro título eleitoral (Alistamento) ou para regularizar a situação (Títulos cancelados por não ter feito a revisão biométrica ou o eleitor ter deixado de votar em 3 turnos ou mais). Ou ainda aqueles eleitores que mudaram de cidade a mais de 3 meses e pretendem votar neste ano no novo domicílio (Transferência).

Quais documentos necessários

Para regularizar a situação eleitoral, fazer transferência de domicílio ou alistamento, o eleitor deve levar ao cartório:

Documento de identificação com foto
Comprovante de residência
Título antigo (caso tenha) ou o título digital (e-Título)
Certificado de Alistamento Militar ou Reservista para homens (somente para quem for fazer o 1º Título).

Horários de atendimento

Na capital o horário de atendimento é das 8h às 14h e nos cartórios do interior das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Horários especiais nos dias 7, 8 e 9 de maio

Nos últimos dias de cadastro eleitoral, o horário será modificado. Os Cartórios Eleitorais, boxes de atendimento ao eleitor das Centrais do Cidadão (exceto Natal) e os Postos de Atendimento do Rio Grande do Norte, nos dias 7 e 8 de maio, permanecerão abertos no horário das 8 às 14h.

Já no dia 9 de maio, último dia de cadastro eleitoral, os atendimentos ocorrerão em horário extraordinário, das 8 às 18h, para melhor atender à população.

Nesses dias o atendimento ao eleitor será limitado à capacidade de serviço de cada Zona Eleitoral. Para isso será feito controle através da distribuição de fichas aos eleitores. Em Natal, nos dias 7 e 8 de maio de 2018, serão distribuídas 960 (novecentas e sessenta) fichas aos eleitores, a partir do início do expediente. No dia 9 de maio de 2018, também em Natal, serão distribuídas 1.600 fichas aos eleitores, com distribuição também a partir do início do expediente.

Seção com acessibilidade

O dia 9 de maio também será o prazo final para que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem sua transferência para uma seção com acessibilidade.

Para tirar a 2ª via do título de eleitor não precisa ir ao cartório

Se o eleitor já fez o cadastramento biométrico, e perdeu o título eleitoral, ele não precisa ir até o cartório eleitoral neste prazo. É possível requerer a segunda via do título posteriormente, após o dia 09 de maio.

Aplicativo E-Título

O eleitor pode baixar no seu smartphone gratuitamente o aplicativo E-Título. Este aplicativo substitui o "título de papel" e serve para identificação do eleitor na hora de votar. O aplicativo E-Título está disponível para Android e IOS. Nele, após a cadastro, o eleitor tem acesso às informações do título, assim como da biometria e o número da seção de votação.

Eleitores com mais de 16 e menos de 18 anos

Os eleitores que, no dia da eleição (07 de outubro – 1º turno) tiverem 16 anos e menos de 18 anos não são obrigados a fazer o alistamento eleitoral. Mas, se pretenderem fazer, o prazo é o mesmo dos demais eleitores.

Não deixe para a última hora!

Caso deseje alistar-se pela primeira vez, transferir seu título para outro município, retificar algum dado pessoal, mudar de local de votação, pagar multa, fazer biometria e toda e qualquer outro procedimento que envolva o seu título eleitoral, compareça ao cartório eleitoral de sua cidade. Mas não deixe para os últimos dias.

Antecipe-se e aproveite para regularizar a sua situação sem filas, com conforto e tranquilidade, lembrando que, se deixar para os últimos dias, você ainda corre o risco de não ser atendido, em função da capacidade limitada de atendimento, e assim não poderá votar nessas eleições.

Eleitor, regularize a sua situação eleitoral e fique em dia com a justiça eleitoral.


source http://www.diariopotiguar.com.br/2018/04/tre-rn-centraliza-atendimento-ao.html

Agência

Somos a Agência de Notícias que há mais de uma década traz as principais Notícias do Rio Grande do Norte, Brasil e Mundo.

Nenhum comentário:

Deixe o seu comentário

Arquivo de Notícias