O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, anunciou que o reembolso de aposentados e pensionistas afetados por descontos indevidos pode chegar a R$ 1 bilhão. O valor considera os 1,8 milhão de pessoas que contestaram os descontos na folha de pagamento.

Para facilitar o ressarcimento, o governo firmou uma parceria com os Correios, permitindo que os beneficiários solicitem reembolsos e verifiquem irregularidades em 4.730 agências habilitadas em todo o país. Funcionários dos Correios passaram por treinamento e estarão aptos a orientar os segurados a partir do dia 30 de maio.

O Ministério Público Federal recomendou medidas mais inclusivas para garantir o reembolso de aposentados em situação de vulnerabilidade, como indígenas e analfabetos. Segundo a recomendação, o atendimento digital exclusivo pode dificultar o acesso dessas populações ao ressarcimento.

Aos segurados afetados, há opções para solicitar reembolso pelos Correios, pelo telefone 135 e pelo aplicativo Meu INSS. A previsão é que as entidades envolvidas tenham até 15 dias para comprovar os descontos ou emitir guias de pagamento aos prejudicados.