/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/V/Q/OGkWRTRYuCuvBYAxSwnQ/whatsapp-image-2025-02-07-at-16.31.15-1-.jpeg)
A secretária adjunta de Saúde do Rio Grande do Norte, Leidiane Queiroz, informou que o centro cirúrgico da ala ortopédica do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, está passando por ajustes finais para iniciar as operações. Inaugurada em 7 de fevereiro, a unidade faz parte do plano governamental de criar "barreiras ortopédicas" para desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal. Até o momento, apenas procedimentos simples foram realizados, enquanto as cirurgias aguardam a conclusão dos ajustes necessários.
Leidiane Queiroz destacou que, mesmo sem a realização de cirurgias, a unidade já contribuiu para a redução de pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel. Desde a abertura, cerca de 150 pacientes que seriam encaminhados para Natal foram atendidos em Macaíba, resultando em uma diminuição de aproximadamente 20% na lotação do hospital da capital. A expectativa é que o centro cirúrgico comece a operar nos próximos dias, após a resolução das questões técnicas pendentes.
O setor de ortopedia do Hospital Alfredo Mesquita atende pacientes de seis municípios da Região Metropolitana: Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu, Parnamirim e Ceará-Mirim. O atendimento é realizado através do sistema de regulação estadual, não sendo possível o acesso direto dos pacientes à unidade.
Mídias Sociais