Imagem: Assessoria Lula

Ao entregar casas populares no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a existência de 9.000 obras paralisadas herdadas de seus antecessores, incluindo escolas, postos de saúde e hospitais, e afirmou que recebeu um país abandonado.

A declaração foi feita neste domingo (30) durante a entrega das primeiras unidades habitacionais do programa Morar Carioca na Comunidade do Aço, situada entre Santa Cruz e Paciência, na zona oeste da capital fluminense.

“Começamos, no ano passado, a retomar todas as obras paralisadas. Só de escolas, eram quase 6.000 obras paralisadas nesse país. Na saúde, quase 3.000 obras foram paralisadas. Esse país foi abandonado”, disse Lula, acompanhado do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

“Lamentavelmente, houve um período conturbado nesse país, e tivemos um governo que esqueceu de fazer coisas para o povo e começou a contar mentiras. Quando voltei em 2022, encontrei 87 mil casas iniciadas em 2011, 2012, 2013... 87 mil casas totalmente abandonadas”, ressaltou para uma plateia de apoiadores.

O conjunto entregue no Rio de Janeiro inclui 704 unidades residenciais, beneficiando aproximadamente 4.000 pessoas. As obras começaram em 2023, e a conclusão dos 18 prédios está prevista para o final deste ano. Durante a cerimônia, foram entregues os três primeiros blocos de um total de 44 planejados para a região.

“Vou vir aqui para entregar a casa de cada morador da Comunidade do Aço. Cada vez que tiver entrega de casa, eu aqui estarei”, afirmou Lula.

Dezesseis famílias, que ocuparão o primeiro bloco já equipado, receberam as chaves e documentos de suas novas residências. Os outros dois blocos serão mobiliados e entregues aos moradores nas próximas semanas.

Lula faz giro pelo país

No sábado (30), o presidente esteve em São Paulo ao lado do pré-candidato do PSOL à prefeitura de São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), e sua pré-candidata a vice, Marta Suplicy (PT), para inaugurar um campus universitário e anunciar obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Entre quinta e sexta-feira, Lula participou de eventos em Minas Gerais. No primeiro dia, subiu ao palanque com a prefeita Marília Campos (PT) em Contagem, para inaugurar obras viárias na Avenida Maracanã, o maior empreendimento de infraestrutura em curso na cidade.

No último dia útil da semana, esteve ao lado da prefeita Margarida Salomão (PT) em Juiz de Fora, inaugurando um viaduto e assinando a ordem de serviço para a recuperação da BR-267.

Nas últimas duas semanas, Lula visitou Rio de Janeiro, Fortaleza, Teresina, Recife, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Na semana que vem, continuará suas viagens para participar de eventos públicos programados em São Paulo, Rio de Janeiro, Feira de Santana, Salvador, Recife, Goiânia e Distrito Federal (DF).

Em todos esses locais, o presidente estará presente em cerimônias para inauguração de obras, unidades habitacionais e anúncios de investimentos.