Imagem: Reprodução InterTV

Os professores e pesquisadores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram uma nova inspeção nas falésias de Tabatinga, em Nísia Floresta, na Grande Natal, e alertam para a possibilidade de novos desmoronamentos. Esta preocupação surge após uma parte da falésia ter desabado na praia de Tabatinga na manhã da última terça-feira (26). Felizmente, não houve feridos, pois ninguém estava próximo ao local no momento do incidente.

De acordo com os especialistas, ao G1, o trecho afetado mostrou-se mais inclinado e com sinais de erosão, o que pode levar a novos deslizamentos. Esta área já era considerada suscetível a esse tipo de evento antes do desabamento recente, como indicado em um relatório divulgado pelo departamento de geografia da UFRN em fevereiro de 2022. Na época, também foi destacado o risco de desmoronamento da rodovia estadual RN-063, que fica a apenas 7 metros da borda da falésia.

Além disso, o estudo identificou outros pontos no litoral do estado que estão em risco de desabamento, especialmente após a tragédia de 2020, quando uma falésia desabou, resultando na morte de uma família e seu animal de estimação.

Rodrigo Freitas, geógrafo da UFRN envolvido na inspeção recente, enfatizou a importância do monitoramento contínuo desses movimentos e da conscientização das pessoas que frequentam essas áreas, incluindo trabalhadores locais, para evitar danos maiores.

Ele ressaltou que os desmoronamentos fazem parte de um processo natural de erosão costeira, que está se intensificando devido ao avanço do mar, às mudanças climáticas e à elevação do nível do mar. Freitas defende uma intervenção mais efetiva do Poder Público para mitigar os riscos de acidentes e a necessidade de repensar a ocupação humana nessas regiões vulneráveis.

O trecho onde ocorreu o desabamento recente está próximo a uma área onde uma casa de eventos foi demolida em 2011 devido a riscos de desabamento, evidenciando a necessidade de considerar soluções para a infraestrutura pública que passa próximo às falésias.