Imagem: Rede Amazônia/G1

Ruben Dário da Silva Villar, conhecido como 'Colômbia', apontado como mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, no Amazonas, está sendo transferido, junto com seu braço direito, Jânio Freitas de Souza, de Manaus para um Presídio Federal nesta quinta-feira (25). A Polícia Federal solicitou a transferência devido ao risco de fuga e à ameaça à integridade física e psicológica dos investigados, segundo informações do g1.

'Colômbia' foi detido em dezembro de 2022, sendo liberado em outubro após pagamento de fiança, mas posteriormente teve sua prisão decretada novamente por descumprimento das condições impostas. Ele é investigado não apenas pelos homicídios, mas também por pesca ilegal e tráfico de drogas.

Jânio foi preso em janeiro de 2024, após a PF identificar sua interferência nas testemunhas do caso. Ambos foram indiciados por duplo homicídio e ocultação de cadáveres.

O Caso Bruno e Dom chocou o país em junho de 2022, quando os dois desapareceram durante uma expedição na Amazônia. As investigações apontaram 'Colômbia' como o mandante, e outros suspeitos foram presos por envolvimento nos assassinatos e ocultação dos corpos. As vítimas foram encontradas enterradas em uma área de mata de difícil acesso em junho de 2022, com sinais de tiros, esquartejamento e queima."