Imagem: Reprodução Redes Sociais

No final da manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, faleceu o ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e padre da Diocese de Mossoró, Sátiro Cavalcanti Dantas.

O anúncio oficial foi feito através do perfil oficial da Diocese de Mossoró no Instagram:

“A Diocese de Mossoró lamenta profundamente o falecimento de seu decano, Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, aos 93 anos de idade.

Após uma longa batalha pela saúde, Pe. Sátiro partiu para a Casa do Pai nesta segunda-feira, 27 de novembro de 2023, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró-RN.

Que o Bom Deus o receba em seus braços como um servo fiel, recompensando-o por todo o bem que proporcionou entre nós.

Conceda-lhe, Senhor, o descanso eterno e que a luz perpétua o ilumine.”

Sátiro ocupou o cargo de reitor da UERN de 1984 a 1987, liderando o processo de estadualização da instituição.

Velório

De acordo com o Jornal de Fato, o velório do padre Sátiro Cavalcanti Dantas terá início às 16h desta segunda-feira, 27, no Ginásio de Esportes do Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró – conhecido como O Carecão. A primeira missa será realizada às 20h, no mesmo local.

A programação organizada pela Diocese terá continuidade amanhã, às 6h, com o translado do Colégio Diocesano até o Santuário de Santa Clara, localizado no bairro Dom Jaime Câmara. Às 9h, está programada a celebração da segunda missa.

Em seguida, às 11h, haverá o translado do Santuário Santa Clara para a Catedral de Santa Luzia, situada no centro da cidade de Mossoró. Às 15h30, está prevista a Missa das Exéquias.

O sepultamento ocorrerá logo após, às 17h, no Cemitério São Sebastião.

A Diocese Santa Luzia de Mossoró informou o falecimento do padre Sátiro Cavalcanti Dantas, aos 93 anos de idade, no final da manhã desta segunda-feira, 27.

“Após um longo período de luta por sua saúde, Pe. Sátiro partiu para a Casa do Pai nesta segunda-feira, 27 de novembro de 2023, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró-RN”, destaca a nota.

“Que o Bom Deus o acolha em seus braços como um servo fiel, recompensando-o por todo o bem que fez entre nós. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e que a luz perpétua o ilumine", expressou a Diocese.

Padre Sátiro vinha travando uma batalha pela vida havia algum tempo, passou por vários tratamentos, foi internado diversas vezes e, na sexta-feira, 24, sofreu um infarto enquanto estava em casa, sendo socorrido para o Hospital Wilson Rosado. Infelizmente, não resistiu, e seu coração cessou de bater nesta sexta-feira, 27.

Prefeitura decreta luto de 5 dias

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de Mossoró decreta um luto oficial de cinco dias em decorrência do falecimento do padre e educador Sátiro Cavalcanti Dantas, ocorrido hoje. O prefeito Allyson Bezerra, por meio das redes sociais, comunicou o cancelamento do lançamento da segunda fase do Programa Mossoró Realiza, inicialmente programado para hoje, e também a suspensão de sua viagem a Brasília para cumprir uma agenda administrativa.

O Chefe do Executivo Municipal expressou seu pesar pela perda e solidariedade à Diocese diante do ocorrido. As bandeiras no Palácio da Resistência e nas secretarias municipais estão hasteadas a meio-mastro em sinal de luto oficial.

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Mossoró, através do Excelentíssimo Prefeito Allyson Bezerra, lamenta o falecimento do padre e educador Sátiro Cavalcanti Dantas, aos 93 anos de idade. 

Padre Sátiro deixa um legado imensurável não só à cidade de Mossoró, mas para todo o Rio Grande do Norte. Diretor emérito do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) e um dos criadores da Faculdade Católica do RN (FCRN), foi também professor e reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), instituição em que se destacou com uma das principais vozes na defesa de sua estadualização.

Sua trajetória de vida, dedicada à educação e ao sacerdócio, fica como exemplo a ser seguido por todos. Em junho deste ano, Padre Sátiro foi o primeiro agraciado com a medalha “Rodolfo Fernandes”, maior honraria da cidade criada no ano de 2022. Homenagem justa a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do município, por meio de sua lucidez, inteligência, humildade e fé. 

Neste momento de profunda tristeza, a Prefeitura de Mossoró informa que publicará, ainda nesta segunda-feira (27), decreto estabelecendo 5 dias de luto oficial. Destaca ainda que o evento de lançamento da 2ª fase do programa “Mossoró Realiza”, que aconteceria hoje, está cancelado, bem como a agenda administrativa em Brasília do prefeito Allyson essa semana.

O Poder Executivo Municipal também deseja força e presta solidariedade aos amigos e a todo o clero da Diocese.

Mossoró-RN, 27 de novembro de 2023

Allyson Bezerra
Prefeito de Mossoró