Anotem aí: "O up! marca o início de uma nova era para a Volkswagen no Brasil". Quem garante isso é a própria montadora: a frase entre aspas abre o comunicado de imprensa do carrinho -- que, sem dúvida, é o mais importante lançamento da Volks no país desde 1980, quando surgiu o Gol.
Pensado para ser uma espécie de "verdadeiro Fusca do século 21" (o Beetle/Novo Fusca é só para endinheirados), o up! foi apresentado no Salão de Frankfurt de 2007 e lançado como carro de produção em 2010. Desde então, acumula vendas discretas ao redor do globo: cerca de 250 mil unidades emplacadas em 50 países (dados da própria Volks).
No Brasil, segundo as pretensões da montadora, a história será diferente. o blog apurou que nosso país deve ser o maior mercado do up! no mundo. Um número discretamente especulado para as vendas do carrinho é de 100 mil unidades por ano, fabricadas em Taubaté (SP) e divididas inicialmente em quatro versões (cuja nomenclatura explica o "u" minúsculo e a exclamação; aguarde mais um pouquinho para entender).
O up! é um modelo coadjuvante no plano global da Volkswagen de ser o maior grupo automotivo do mundo em 2018 (na China, principal mercado do planeta, a demanda é por modelos médios e grandes). No Brasil, porém, ele pode ser fundamental para a Volks recuperar a liderança de vendas de automóveis e utilitários leves, perdida para a Fiat em 2001. O momento é propício: a marca italiana vive entressafra de produtos, à espera da nova fábrica em Pernambuco.
Desde que foi destronada pela rival, a Volks colecionou alguns sucessos: o lançamento do Fox; o pioneirismo do motor TotalFlex (2003); a importação, exclusiva entre as "quatro grandes", de uma gama premium completa. Teve tropeços também, como o pavoroso "caso dos dedos cortados" do Fox. O prêmio de consolação: 27 anos seguidos de Gol como campeão brasileiro de emplacamentos.
A importância do up! é tanta que -- considerando a perspectiva de as vendas de carros novos estagnarem este ano -- a Volks parece conformada em sacrificar alguns milhares de emplacamentos de seus próprios modelos em favor do carrinho. No último encontro com executivos da marca, o Blog apurou que a torcida interna é para que o Gol não seja muito abalado e possa, inclusive, manter a liderança. Nosso palpite: o Fox é uma "vítima" mais provável do fogo amigo disparado pelo up! (em 2013, o Gol emplacou 255.057 unidades, e o Fox, 129.927).
Das fileiras da concorrência, a Volks reluta em escalar rivais específicos para o up!, mas Fiat Uno e os novos Ford Ka e Nissan March são nomes que vêm à mente.
Por UOL carros
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