Foto: Deputado Jácome, Diretor Médico da PM Roberto Galvão e o Diretor do Hospital da PM Kleber Monteiro.
Por proposição do deputado Antônio Jácome, a Assembleia legislativa homenageou os 50 anos do Hospital Central Cel Pedro Germano.

Inaugurado em 11 de agosto de 1963, o Hospital foi fruto de um trabalho incansável de toda a corporação.

Para o diretor chefe do hospital, o médico Kleber Monteiro a concretização do hospital foi um verdadeiro sonho para a Polícia Militar – "No dia da inauguração os jornais amanheceram com suas manchetes que retratavam esse sonho e relatavam que, após 3 governos estaduais é que o hospital estava pronto, mas a maior honra do hospital foi ter sido construido tijolo a tijolo por nossos policiais do passado e os do presente".

Jácome parabenizou a PM pelos seus 179 anos de glórias e destacou as experiências em território nacional como no combate à Coluna Prestes, no Estado do Maranhão, e no combate à Revolução Constitucionalista, no Estado de São Paulo e dentro do RN como na corajosa na luta contra o cangaço, e com a ajuda da sociedade, colocou o bando do temível Lampião para fora de nossas terras.

Abaixo, parte do discurso do Deputado Antônio Jácome:

"A força policial é uma das mais importantes Instituições do Estado e tem como missão a preservação, a manutenção e restauração da segurança e da ordem pública.

De 1836 para cá muitas mudanças aconteceram, dentre elas a necessidade que a corporação sentiu em relação à saúde e cuidados emergenciais.

Em 1909 foi criado o cargo de médico do Batalhão de Segurança do Estado do Rio Grande do Norte e junto com ele o sonho de construir um hospital que atendesse as necessidades da Polícia Militar. 

Um longo caminho foi traçado antes de cortar a fita inaugural do hospital. Em 1935 foi criado o Serviço de Enfermagem da Polícia Militar, sendo dirigido pelo Capitão Médico Dix-huit Rosado. Em 1953 houve um novo avanço com a criação do atendimento ambulatorial, pelo Tenente coronel Leide Morais.

A partir de 1962, sob a direção do Capitão Pedro Germano, a diretoria de saúde levou adiante o projeto da unidade hospitalar e no dia 11 de agosto de 1963, no Governo do Dr. Aluízio Alves e sob o comando do Coronel da Polícia Militar Luciano Veras, era inaugurado o Hospital da Policia Militar orgulho maior para toda a PM, pois assim, teriam o privilégio de uma assistência médica exclusiva e com a extensão deste atendimento aos seus dependentes.

Em uma justa homenagem o hospital foi nomeado como Hospital Central Coronel Pedro Germano". 

Assessoria