Termina na próxima segunda-feira (17), o período de inscrições para os estudantes de todas as escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte participarem do Prêmio CAERN de Redação. Podem inscrever-se, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. O tema da redação é "Água: desafio do Século XXI".

Cada escola terá de fazer a seleção dos textos entre seus alunos e enviar somente um deles para concorrer em uma das três categorias de premiação: 1ª - para alunos do 5º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 2ª - para estudantes do 7º ao 9º ano ; 3ª - para o Ensino Médio. O primeiro lugar em cada categoria receberá mil reais de premiação e um tablet. O professor orientador receberá um tablet e a escola, troféu.

Os trabalhos devem ser apresentados sob a forma de redação manuscrita, no gênero textual "Carta", endereçada ao presidente da CAERN. A redação deverá ser acompanhada por um professor orientador de qualquer disciplina, mas o texto deve, obrigatoriamente, ser escrito pelo aluno candidato, sob pena de desclassificação do trabalho. Além de livros, jornais, revistas e outros sites na internet, os alunos poderão utilizar para consulta os endereços eletrônicos  www.premiocaern.blogspot.com e www.caern.com.br.

Entre os critérios de correção e avaliação estão a adequação ao tema, objetividade, originalidade, criatividade, clareza, conexão e representação da realidade, compatibilidade com o grau de escolaridade e ortografia. Os alunos do Ensino Fundamental deverão elaborar cartas com o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas. Já os estudantes do Ensino Médio, devem escrever um texto com o mínimo de 30 linhas e o máximo de 40. 

A entrega deve ser feita pela escola, das 8h às 17h, na Assessoria de Comunicação da CAERN e também pode ser enviada pelos Correios para o endereço: Assecom CAERN – Avenida Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, CEP: 59015-000 – Natal/RN. As redações devem ser inscritas em modelo de página disponível no site do Prêmio CAERN, junto com o formulário de inscrição, com a assinatura do diretor da escola, nome do aluno e do professor orientador e os demais dados solicitados.

A correção dos textos será relizada entre os dias 17 de setembro e 14 de novembro, pela equipe do projeto Descomplicando a Língua, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o Centro de Aperfeiçoamento de Língua e Linguagem – CALL. O resultado será divulgado no dia 14 de dezembro de 2012.

Com informações da Assessoria de Imprensa